Os investigadores e professores da Universidade do Porto, João Gama e João Barros, surgem em plano de destaque na 6.ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação em 2020, que acaba de ser lançado pelo portal Guide2Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação

Investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC e professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), João Gama surge na 2175.ª posição mundial e no 3.º lugar entre os 13 portugueses selecionados pelo seu percurso científico e académico.

“Esta distinção é uma honra! Só foi possível pela qualidade dos meus alunos e colaboradores. Ter um rank elevado é definitivamente uma grande conquista. Além disso, prestigia a Universidade do Porto e o INESC TEC”, refere o docente e investigador.

João Barros aparece no lugar 3817 a nível mundial e fecha o “top 10” nacional. Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e diretor do Instituto de Telecomunicações (IT) no Porto, João Barros é ainda Professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e CEO da Veniam, considerada por várias vezes como uma das startups mais disruptivas do mundo.

A classificação elaborada pelo Guide2Research baseia-se no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de citações, bem como o número de publicações indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP). Para esta classificação foram ainda considerados os prémios e distinções de cada cientista.

Este ranking tem como objetivo oferecer à comunidade académica mais visibilidade e expôr as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação.