O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) celebraram recentemente um acordo de colaboração científico-pedagógica que prevê a lecionação, já a partir do próximo ano letivo, de 17 unidades curriculares do Mestrado Integrado em Medicina Dentária nas instalações e/ou por docenbtes do ICBAS.

Para receber os novos estudantes, “tivemos de reforçar o nosso serviço docente e, nalguns casos, aumentar o número de lecionação dos professores”, explica Henrique Cyrne Carvalho, diretor do ICBAS, que considera “fundamental” a colaboração entre as diferentes unidades orgânicas da Universidade do Porto.

Duas das 17 cadeiras vão ser lecionadas no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), o que permitirá que os futuros dentistas tenham mais contacto com a prática clínica.

Para o diretor da FMDUP, Miguel Pinto, esta parceria representa uma “grande oportunidade” para a instituição, a somar ao protocolo já estabelecido com a Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). “Esta é uma época nova para a Faculdade de Medicina Dentária. A mudança vai ser muito vantajosa, pese embora a nossa ligação com a FMUP”, refere Miguel Pinto.

Um ensino mais próximo do doente

Antes da celebração do acordo, que começou a ser protocolado desde o início do presente ano letivo, a FMDUP fez uma avaliação com o intuito de perceber se a mudança causaria transtorno aos estudantes. Concluiu-se que,“embora possa causar estranheza, o impacto para os estudantes é reduzido, uma vez que também a mobilidade na cidade está muito melhorada”, considera Miguel Pinto.

Além disso, a colaboração revela-se positiva por abrir portas a novos estágios, nomeadamente no IPO do Porto, e à prática clínica em contexto hospitalar, algo que os estudantes da FMDUP não tinham acesso.

“As unidades curriculares que agora passam a ser dadas no hospital eram, anteriormente, dadas de forma muito teórica numa sala de aula. Aliás, uma das razões que nos fez fechar este acordo foi os estudantes passarem a ter mais prática clínica e verem o doente como um todo”, esclarece o diretor da FMDUP.

O acordo entre as faculdades tem a duração de cinco anos, sendo que se renova automática e sucessivamente se não for denunciado por nenhuma das entidades. “A minha expectativa é muito positiva. Estamos muito interessados em manter esta colaboração com a FMDUP”, garante o diretor do ICBAS.