Teresa Sá Marques, Hélder Santos, Fernando Honório, Márcio Ferreira, Diogo Ribeiro, Marcelo Torres, investigadores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), foram distinguidos com o Prémio de Melhor Artigo 2020 (número especial COVID-19) da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia.

O artigo intitulado “O mosaico territorial do risco ao contágio e à mortalidade por Covid-19 em Portugal Continental” publicado na edição especial da revista inteiramente dedicada à COVID-19 foi selecionado pelo júri como o melhor artigo do ano da principal revista científica portuguesa na área da Geografia.

De acordo com o resumo do artigo premiado, “a dimensão espacial dos riscos associados à Covid-19 é a motivação para se explorarem as estruturas socio-territoriais que influenciam a vulnerabilidade face ao contágio e à mortalidade, respondendo a uma lacuna de investigação identificada pela literatura. Assim, esta pesquisa visa identificar o mosaico territorial de riscos face ao contágio e à mortalidade por Covid-19, retratando os diferentes perfis de vulnerabilidade que emergem no território de Portugal Continental. A variabilidade, à escala local, dos níveis de vulnerabilidade sustenta a opção por uma análise à escala do concelho”.

Os investigadores da FLUP pretenderam, assim, “contribuir para informar as políticas dirigidas à prevenção e mitigação dos riscos de contágio e morte, atendendo à espacialidade das situações identificadas como potenciadoras destes riscos”. Como resultado desta pesquisa, “após a análise dos perfis territoriais de risco ao contágio e à mortalidade, [foi] elaborado um cenário que identifica três perfis territoriais de vulnerabilidades que carecem de políticas diferenciadas face aos seus riscos“.

O prémio e as respectivas menções honrosas foram divulgados no dia da Lição Anual da Finisterra, que teve como convidado o geógrafo, urbanista e cientista social Jacques Lévy. O evento decorreu em formato híbrido (presencial e online) no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, em Lisboa.