A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebeu, no passado dia 6 de maio, a visita da Embaixadora dos EUA, Randi Charno Levine, numa iniciativa inserida no projeto American Corner, que envolve as duas entidades.

Nesta passagem pela FLUP, Charno Levine teve a oportunidade de conhecer o espaço que começou por funcionar no piso 0 da Biblioteca Central da FLUP, mas que hoje se expande a outras valências da faculdade.

“Este é um dia importante, visto que se  enquadra no longo percurso do American Corner que a FLUP acolhe há 13 anos. Começou por ser um espaço dentro da Biblioteca e nos últimos anos tem evoluído para uma infraestrutura muito mais complexa e determinante para a formação dos estudantes”, explica Paula Pinto Costa, diretora da FLUP.

Inaugurado em janeiro de 2011, aquele que foi o segundo American Corner a entrar em funcionamento em Portugal disponibiliza a toda a comunidade U.Porto o acesso gratuito à eLibraryUSA, uma biblioteca virtual alimentada por 40 bases de dados científicas, abrangendo diversas áreas multidisciplinares.

Durante a visita, Randi Charno Levine teve ainda tempo para voltar a vestir a pele de jornalista (área na qual se formou) nos estúdios de rádio e de televisão do Humanities Lab da FLUP,  igualmente financiado ao abrigo do American Corner. Ali encontra-se também sediado o JPN – JornalismoPortoNet, o jornal online do curso de Ciências da Comunicação da U.Porto, a celebrar este ano 20 anos de existência.

Randi Charno Levine foi nomeada Embaixadora dos EUA em Portugal em novembro de 2021,  tendo assumido funções em abril do ano seguinte. Antes, foi foi Comissária da Smithsonian National Portrait Gallery em Washington, administradora do New Museum em Nova Iorque e membro do Conselho Artemis, onde apoiou a diversidade e a igualdade para as mulheres nas artes.

“Defensora das artes, líder da diplomacia cultural e filantropa (…), a Embaixadora Charno Levine tem experiência comprovada no desenvolvimento de relações com stakeholders internacionais, na promoção da diplomacia interpessoal, e no desenvolvimento de iniciativas de diplomacia educacional, cultural e científica”, pode ler-se na biografia publicada no portal da Embaixada dos EUA em Portugal.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.