Uns foram buscar a inspiração a praias e montanhas longínquas. Outros ficaram-se pelas paisagens do Porto. Houve quem subisse ao topo da Muralha da China e quem descesse às profundezas dos oceanos. E houve espaço para “eternizar” culturas diferentes e espécies exóticas. As  fotografias, para todos os gostos, chegaram de todo o mundo, cumprindo assim o objetivo da primeira edição do concurso “Alumni U.Porto pelo Mundo”, promovido pelo Núcleo Alumni da Universidade do Porto.

Com esta iniciativa, procurou-se “promover a imagem da Universidade do Porto a nível internacional”, pelo olhar daqueles que, segundo a organização, são “os protagonistas da nossa Universidade: os estudantes que escolheram a U.Porto para realizar os seus estudos e que levam o nome da Universidade a outros países onde residem, trabalham ou fazem férias”.

As mais de 100 fotografias recebidas foram avaliadas por um júri criado para o efeito, de acordo com critérios como a originalidade e criatividade, o contexto/sítio emblemático e a qualidade técnica.

O primeiro prémio foi atribuído a Catarina Soeiro, alumna da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), com uma foto que ilustra a atividade piscatória na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Os alumni Pedro Ferreira e Daniel Despujols, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), partilharam o segundo prémio, ao passo que José Ruas, da Faculdade de Medicina (FMUP), fechou o pódio.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Alberto Silva, do ICBAS, e a António Araújo, da Faculdade de Ciências (FCUP).