No próximo dia 6 de abril, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai entregar a medalha de ouro a Rosa Fernanda Moreira da Silva, professora catedrática aposentada do Departamento de Geografia e fundadora do curso de Geografia da FLUP.

Licenciada em Geografia (1964) e em Geografia Humana (1966), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Rosa Fernanda Moreira da Silva foi responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia inédita relacionada com a lecionação da Geografia para cegos, que viria a implementar no Liceu D. Manuel II (Porto) a partir de 1969.

Em janeiro de 1972, foi convidada pelo Diretor da FLUP para abrir o Curso de Geografia na Universidade Porto, cargo que assumiu em agosto de 1973. Desse trabalho resultou o reconhecimento, em 1973, da Geografia como disciplina autónoma na U.Porto.

Rosa Fernanda Moreira da Silva doutorou-se em Geografia Humana pela FLUP, em 1981, ascendendo, em 1990, ao cargo de Professora Catedrática de Geografia. Enquanto docente de Letras, coordenou ainda diversos projetos de investigação no âmbito nacional e internacional, com especial enfoque no domínio da Geografia Rural e Áreas Protegidas.

Em paralelo, desempenhou funções de relevo em vários organismos ligados à Geografia, como é o caso da Comissão Nacional de Geografia (UGI), a que presidiu entre janeiro de 2004 e 2008.

Após a aposentação como docente, em 2004, Rosa Fernanda Moreira da Silva dedicou-se por inteiro à atividade de investigação. Desse trabalho resultou a publicação de obras como “O GERÊS: de Bouro Barroso – Singularidades patrimoniais e dinâmicas territoriais” (livro publicado em 2011 e que acaba de ver lançada uma segunda edição), e o lançamento de diversos projetos em espaços rurais, à escala nacional.

Integrada no programa lançado pela FLUP para assinalar os 50 anos do ensino da Geografia na Universidade do Porto, a homenagem terá lugar pelas 16h30, no Anfiteatro Nobre da faculdade.