A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai comemorar, ao longo do próximo ano, os 50 anos sobre o reconhecimento da Geografia como disciplina autónoma na Universidade do Porto. As celebrações incluem um ciclo de conferências, exposições, debates, entre outras iniciativas abertas a toda a comunidade.

“Inaugurado” no passado dia 1 de fevereiro, com a cerimónia de entrega de prémios do concurso para o logotipo das comemorações (ver abaixo), o programa prossegue a 11 de março com a conferência ‘Memórias Geográficas’, protagonizada pelo ex-ministro e antigo Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), Luís Valente de Oliveira Será a primeira de um ciclo de conferências que, ao longo dos próximos meses, vão trazer ao Anfiteatro Nobre da FLUP nomes como a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, ou o Presidente da União Geográfica Internacional, Mike Meadows, para debater os temas que marcam o presente e o futuro da Geografia.

O mês de abril vai abrir com a cerimónia de entrega da Medalha de Ouro da FLUP a Rosa Fernanda Moreira da Silva, Professora Catedrática aposentada do Departamento de Geografia da FLUP. Também em abril, será inaugurada a exposição e catálogo “Pessoas e Lugares da Geografia do Porto”, que ficará patente até 10 de junho, na Biblioteca da FLUP.

Em julho, e aproveitando o calor do verão, a festa muda-se da casa de Letras para… o campo. “No Campo com a Geografia do Porto” é o título do ciclo de visitas de estudo que, durante todos os sábados do mês, vão levar os participantes até ao Gerês (dia 2), ao Alto Douro (dia 9), ao Litoral Norte (dia 16), e ao Porto oriental (dia 23) e central (dia 30). A liderá-las estarão docentes e investigadores do Departamento de Geografia da FLUP.

A 10 de setembro, as comemorações regressam ao Anfiteatro Nobre da FLUP para celebrar “A Geografia Que Nós Somos” em formato de mesa redonda. Já a 18 novembro, o debate será sobre “O Futuro da Geografia”.

O programa completo (em atualização) pode ser consultado aqui.

Celebrações já  têm logotipo

A apresentação do programa de comemorações coincidiu com a cerimónia de entrega de prémios do concurso para escolha do logótipo alusivo aos 50 anos da Geografia na Universidade do Porto.

Lançado junto de todos os estudantes de Geografia da FLUP, o concurso distinguiu a proposta de Mafalda Baeta da Costa, estudante do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas às propostas apresentadas por Luís Bastos e Pedro Terroso Gonçalves, estudantes, respetivamente, do Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território.

A cerimónia foi presidida pela diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, e teve lugar na Sala Orlando Ribeiro, na companhia do diretor do Departamento de Geografia, José Alberto Rio Fernandes, e das suas colegas de direção, Teresa Sá Marques e Helena Madureira.

Premiados do concurso do logótipo “50 anos Geografia UP”. (Foto: FLUP)