A ginasta Filipa Martins, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), escreveu esta terça-feira (mais) uma página histórica para o desporto português, ao apurar-se para a final do concurso de paralelas assimétricas dos Mundiais de ginástica artística, que decorrem na cidade japonesa de Kitakyushu.

Aos 25 anos, Filipa Martins tornou-se assim a primeira portuguesa a garantir presença numa final por aparelhos em Mundiais de ginástica artística, após terminar a qualificação do concurso de paralelas assimétricas no oitavo lugar, com 14.133 pontos. Um feito que acontece poucos meses depois depois de ter sido 17.ª classificada no mesmo aparelho nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Para além do apuramento inédito para a final por aparelhos, Filipa Martins assegurou também a presença no concurso completo (all-around), ao concluir a qualificação na sexta posição, com 53.032 pontos.

As finais dos concursos do all around e de paralelas assimétricas vão disputar-se nos dias 21 (quinta-feira) e 23 (sábado) de outubro, respetivamente.

Filipa Martins está de volta ao Japão poucos meses depois de ali ter somado a sua segunda participação olímpica. (Foto: Filipa Martins/Facebook)

Atualmente a frequentar o 3.º ano da licenciatura na FADEUP, a melhor ginasta portuguesa de sempre junta assim mais um capítulo de ouro a um currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) duas participações olímpicas e várias participações de relevo em campeonatos europeus.

Em 2015, a atleta natural da Maia terminou o ano na liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) . Um feito que lhe valeu a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em 2016, Filipa Martins alcançou a melhor participação olímpica de sempre de uma ginasta portuguesa ao concluir o concurso ‘all-around dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Já este ano, e poucos meses antes da sua segunda participação olímpica (foi 43.ª classificada no concurso “all around” dos Jogos Olímpicos de Tóquio), Filipa Martins apresentou um novo elemento técnico na prova de paralelas assimétricas nos Europeus de ginástica artística, elemento esse que viria a ser incluído no código de pontuação internacional e batizado com o seu nome.

O percurso de sucesso de Filipa Martins escreve-se também com as cores da U.Porto. Em 2018, representou pela primeira vez as cores da Universidade em provas universitárias. E não fez por menos. Com duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave, foi uma das figuras da equipa da Universidade que se sagrou campeã nacional universitária.