A ginasta Filipa Martins, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), continua a fazer história no desporto português. Desta vez, o palco foram os Europeus de ginástica artística, que terminaram este sábado em Basileia, na Suíça. Para além de apresentar um novo elemento técnico na prova de paralelas assimétricas, a atleta viu o mesmo ser incluído no código de pontuação internacional e batizado com o seu nome.

O feito da atleta do Acro Clube da Maia foi abrilhantado com a conquista do 8.º lugar na final de paralelas assimétricas, para a qual se apurou num brilhante 4.º lugar e que terminou com 11,333 pontos. A final foi ganha pela russa Angelina Melnikova (14,500), seguida da também russa Vladislava Urazova (14,333) e a inglesa Amelie Morgan (14,100).

Antes, Filipa Martins já tinha alcançado o 11.º lugar no concurso geral. Ainda assim, conseguiu ser a segunda melhor no exercício de paralelas, com 14.225 pontos, apenas atrás da russa Viktoria Listunova, nova campeã europeia.

A caminho de Tóquio

Recorde-se que Filipa Martins está já apurada para os Jogos Olímpicos em Tóquio, competição que começa no próximo mês de julho e na qual a estudante da FADEUP que será a única atleta a representar Portugal na modalidade de ginástica artística feminina.

A atleta de 25 anos espera agora repetir – e, se possível, melhorar – o “brilharete” alcançado no Rio de Janeiro, em 2016, onde obteve a melhor participação olímpica de sempre (37.ª no ‘all-around) de uma ginasta portuguesa.

“Foram três anos difíceis, em que tive de recuperar de algumas lesões, tive obstáculos e mudanças. Espero nos próximos Jogos ser melhor do que fui no Rio”, projetou Filipa Martins depois de confirmado o apuramento.

Filipa Martins vai a Tóquio tentar melhorar a prestação nos Jogos do Rio 2016, onde registou a melhor participação olímpica de sempre de uma ginasta portuguesa. (Foto: DR)

Com uma ascensão meteórica na modalidade, Filipa Martins junta assim mais um capítulo de ouro a um currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) e várias participações de relevo em campeonatos europeus.

Em 2015, a atleta natural da Maia terminou o ano na liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) . Um feito que lhe valeu a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em 2018, Filipa Martins representou pela primeira vez as cores da U.Porto em provas universitárias. E não fez por menos. Com duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave, foi uma das figuras da equipa da Universidade que se sagrou campeã nacional universitária.