As estudantes Beatriz Carneiro, da Faculdade de Desporto (FADEUP), Carolina Marques e Eduarda Portela, ambas da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, conquistaram quatro medalhas – duas de prata e duas de bronze – nos Campeonatos da Europa de Ginástica Acrobática 2023, que decorreram de 18 a 22 de outubro, em Varna, na Bulgária.

A primeira medalha chegou logo no primeiro dia de competição pelas mãos de Beatriz Carneiro. A dupla formada pela estudante do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP e por Yasmin Rodrigues somou um total de 24.650 pontos no exercício de Equilíbrio da prova de Par Feminino Sénior, marca que permitiu subir ao terceiro lugar do pódio. Um feito que as duas ginastas do Acro Club da Maia viriam a repetir na final de All-Around, que concluíram com 78.660 pontos.

Com as duas medalha conquistadas, Beatriz Carneiro junta mais um feito desportivo às suas conquistas em competições internacionais de ginástica acrobática, depois do um segundo lugar na Taça do Mundo de 2020 e de duas medalhas de prata nos Mundiais de 2022.

Licenciada em Ciências do Desporto, Beatriz Carneiro (em baixo) frequenta atualmente o 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP. (Foto: DR

Em destaque neste Europeu de Ginástica Acrobática estiveram também Eduarda Portela e Carolina Marques. Fazendo equipa com Joana Pinto, as estudantes das licenciaturas em Bioengenharia e em Engenharia Biomecânica da FEUP conquistaram duas medalhas de prata na prova de Trio Feminino Sénior.

Depois de um primeiro dia menos positivo, o trio vencedor da última edição da prestigiada Acro World Cup começou por brilhar na final de All-Around, que  concluiu com um total de 81,450 pontos. A segunda medalha de prata chegaria no último dia da competição, na final do exercício de Equilíbrio. Em ambas as provas, as atletas portuguesas foram apenas superadas pela equipa da Bélgica.

Esta marca coloca as atletas – todas elas no seu primeiro ano de escalão sénior -, no top internacional da modalidade, após a recente conquista do circuito internacional de Taças do Mundo.

Carolina Marques e Eduarda Portela estudam na FEUP desde 2022. (Foto: DR)

Orientada pelo Selecionador Nacional Lourenço França, antigo estudante da FADEUP e treinador do Acro Club da Maia, a equipa portuguesa conquistou um total 14 medalhas – incluindo três de ouro – nesta 31.ª edição dos Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática.