A delegação da Universidade do Porto, constituída por dez estudantes-atletas orientadas pela treinadora Cristina Corte-Real, regressou do Campeonato Nacional Universitário de Ginástica Artística com sete medalhas conquistadas, incluindo quatro de ouro e três de prata.

Na competição realizada a 8 de dezembro, Centro de Alto Rendimento de Anadia, o grande destaque vai para Filipa Martins. A estudante-atleta da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP) dominou praticamente toda a competição feminina ao sagrar-se campeã nacional universitária nas provas de Paralelas Assimétricas, no Solo, nos Saltos e no All Around,

Em preparação para os seus terceiros Jogos Olímpicos consecutivos, aquela que é por muito considerada a melhor ginasta portuguesa de sempre conquistou, ainda, uma medalha de prata na Trave.

Cinco anos depois de ter vestido pela primeira vez as cores da Universidade em provas universitárias, Filipa Martins repetiu – e ainda melhorou – o sucesso alcançado no CNU de Ginástica Artística de 2018, ano em que somou duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave.

Rita França, também estudante-atleta da FADEUP, sagrou-se por sua vez vice-campeã nacional universitária nas provas de Saltos e Solo.

De regresso ao calendário da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) após alguns anos de interregno, o CNU de Ginástica Artística contou com a participação de 32 estudantes-atletas e 14 clubes em prova.

Recorde-se que a ginasta Filipa Martins garantiu a qualificação para o concurso ‘All-Around’ da Ginástica Artística dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.