A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) lançou, este ano letivo, um programa de incentivos financeiros direcionado a estudantes internacionais de mestrado da instituição. Ao todo, foram sete os estudantes distinguidos nesta primeira edição, com base no mérito académico.

Para cumprirem com os critérios de elegibilidade definidos ao abrigo do Regulamento do Programa de Incentivos para Estudantes Internacionais da U.Porto, os estudantes têm que possuir o estatuto de Estudante Internacional e estar inscritos em regime de tempo integral num ciclo de estudos de mestrado com gestão administrativa da FEUP.

A conquista do incentivo implica ainda uma classificação mínima de 150 em 200, feita no cálculo da média de curso pesada pelos créditos ECTS, e estar entre os 10% melhores classificados do seu ano e ciclo de estudos.

O valor do incentivo corresponde ao diferencial entre o valor da propina anual aplicável ao beneficiário na qualidade de Estudante Internacional e o valor da propina máxima fixada anualmente para os estudantes nacionais do mesmo ciclo de estudos.

Três histórias. O mesmo objetivo

Cindy de Almeida, Nicolás Artaza e Bruno Cardoso foram três dos estudantes reconhecidos nesta primeira edição do programa de incentivos promovido pela FEUP. Com proveniências e histórias de vida diferentes, todos assumem um objetivo comum: colocar o conhecimento em primeiro lugar.

Há cerca de um ano e meio, Cindy voou diretamente de Sorocaba, no estado de São Paulo, Brasil, para o Porto para ingressar no Mestrado em Mecânica Computacional. Rendida ao “clima chuvoso” e à “arquitetura de invejar” da Invicta, a estudante escolheu a FEUP para estudar depois de ter ficado a conhecer a instituição numa feira estudantil de universidades na sua terra natal. Mecânica de fluidos é a sua praia e, apesar de a pandemia lhe ter dificultado a vida financeiramente, nada a demove de perseguir o seu sonho.

“O meu objetivo é ficar em Portugal e trabalhar na área da engenharia mecânica. Através deste mestrado, tenho aperfeiçoado os meus conhecimentos sobre ferramentas computacionais para o estudo aerodinâmico dos fluidos. Este incentivo financeiro não poderia vir em melhor hora e é a prova de que todo o meu esforço não foi em vão, dando-me mais motivação para continuar a dar o meu melhor.”, assume a estudante.

Nicolas, de nacionalidade chilena, tem veia de arquiteto e escolheu a FEUP para cruzar esta área com a da engenharia, ingressando no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano. Em Portugal desde 2019, acompanhado da  namorada, igualmente mestranda na U.Porto, o seu objetivo futuro é continuar a formação académica a nível doutoral na instituição, dedicando-se à investigação.

“A partir das diferentes perspetivas e experiências deste mestrado conjunto com Arquitetura e Engenharia, gostaria de poder contribuir para os enormes desafios que existem em relação ao planeamento do território, desenvolvimento das cidades e, claro, à proteção e conservação do ambiente, diminuindo, assim, as enormes barreiras de desigualdade atuais.”, confessa Nicolas.

Da América do Sul vem também Bruno, que trocou Belo Horizonte, no Brasil, pelo Porto há já dois anos, trazendo a sua família para Portugal. Vincando a integração fácil pela similaridade de culturas entre os dois países, o estudante do Mestrado em Multimédia reconhece que não poderia escolher outra instituição que não a Universidade do Porto, já que sempre se destacou pela “qualidade de ensino e investigação”.

Mesmo num ano difícil marcado por adversidades à escala mundial, Bruno vê uma porta aberta a novas oportunidades e desafios na área de comunicação e multimédia e já está “de olho” num doutoramento na Faculdade de Engenharia.

“A minha experiência profissional está diretamente ligada à difusão de cultura e educação. Com as restrições de deslocamento e de interações impostas pela pandemia, essa área torna-se mais importante do que nunca. É fundamental entender como podemos amenizar as dificuldades encontradas no ensino à distância através de ferramentas multimédia.”, admite o estudante.

Recorde-se que a FEUP atribui incentivos financeiros a estudantes internacionais de 1.º ciclo com base no mérito académico desde o ano letivo de 2016/2017. Uma iniciativa que é agora alargada aos estudantes que frequentam os ciclo de estudos de mestrado da faculdade

Só ano letivo de 2020/2021, a FEUP já distinguiu 41 estudantes internacionais que se destacaram pelas suas classificações.