A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) distinguiu esta quinta-feira, 34 estudantes internacionais de grau, todos eles brasileiros, que se destacaram pelas suas classificações de acesso e/ou frequência no ano letivo corrente.

Esta é já a quarta edição do programa implementado pela primeira vez em 2017, e que consiste na entrega de incentivos financeiros a estudantes internacionais da FEUP com base no mérito académico.

A atribuição do incentivo no primeiro ano de frequência é feita com base na classificação de acesso do estudante. Para que exista uma renovação do incentivo, o estudante deverá obter aproveitamento em todas as unidades curriculares do seu ano.

O incentivo corresponde à redução da diferença entre o valor total da anuidade para países CPLP (3300 euros/ano) e o valor da anuidade máxima para estudantes nacionais, atualmente de 697 euros/ano. Concretamente, no ano académico 2020/2021, o diferencial é de 2603 euros/ano.

De Porto Alegre para Portugal

Os irmãos brasileiros João e Arthur Dossena, ambos a frequentarem o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, foram dois dos estudantes distinguidos na cerimónia oficial de entrega dos certificados, que decorreu esta quinta-feira, na Sala de Atos da FEUP.

João foi o primeiro a sair de Porto Alegre, em 2018, deixando para trás uma possível carreira nas Forças Armadas. Sempre se interessou pelas Ciências Exatas e pela Matemática, mas foi na Engenharia Informática que acabou por ver um caminho que conjugasse todos os seus interesses.

“Apesar de ter gostado muito de estudar no Colégio Militar, interessei-me por Portugal quando comecei a pesquisar mais sobre o país e as suas universidades prestigiantes. Sabendo que era possível estudar em Portugal com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acabei por descobrir a FEUP e apaixonei-me pela ideia de estudar no Porto.”, confessa o estudante do 3º ano de Informática.

Embora seja difícil lidar com a saudade de casa, João tem-se integrado na comunidade da melhor forma, tanto em termos pessoais, como académicos. Revela que “o ritmo das aulas na FEUP é mais acelerado do que no Brasil”, mas nem por isso deixou de ter boas classificações que lhe permitiram ver o seu incentivo renovado.

“Ser beneficiário do programa de incentivos financeiros foi fundamental para que eu pudesse estudar fora do meu país. Estou extremamente grato à universidade por me propiciar essa oportunidade”, confessa João Dossena.

Os irmãos João e Arthur Dossena foram dois dos estudantes premiados pela FEUP. (Foto: DR)

Já Arthur, o cérebro da programação e dos jogos, “descobriu” a FEUP na altura em que o irmão fez a sua candidatura, em 2017, acabando por seguir as suas pisadas. Ingressou este ano letivo no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação.

“Ainda ponderei entrar no Instituto Militar de Engenharia e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que não dissociam a engenharia da área militar, mas não tive vontade de seguir carreira nas Forças Armadas. Por isso, durante o meu intercâmbio no Instituto de Pupilos do Exército, questionei alguns alunos de lá sobre o Ensino Superior português. Confirmaram-me o renome da U.Porto e cá estou eu há mais de um mês em Portugal e a adorar a experiência”, avança Arthur.

Os irmãos Dossena já sonham com o futuro, sabendo que a FEUP lhes poderá abrir muitas portas tanto na sua terra natal, como pela Europa fora. “Doutoramento, quem sabe?”, diz Arthur. Já João, que se sente inclinado a ficar em Portugal, espera um dia vir a construir uma empresa sua, com todos os conhecimentos que tem vindo a adquirir.