Seis estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão receber o galardão do Prémio Incentivo 2024, destinado aos melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto no ano letivo passado.

Com a média mais alta – 19,85 valores – destaca-se o estudante Bruno Oliveira, da licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L: EIC), partilhada entre a FCUP e Faculdade de Engenharia (FEUP). Para o estudante, diz em entrevista ao portal Notícias U.Porto, o primeiro ano superou as suas expectativas e foi de muita aprendizagem.
Rafael Moreira e João Passadiço, da licenciatura em Matemática, destacaram-se com as médias de 19,4 e 19 valores, respetivamente. Esta não é uma estreia no que toca a prémios para estes dois estudantes que já foram notícia pela conquista das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos.
Rafael Moreira destaca, no balanço do primeiro ano do curso, o apoio dos professores e o contacto com uma “comunidade muito proativa”, que lhe  proporcionou “várias experiências extracurriculares únicas, não só na matemática, mas também em áreas adjacentes”.
Já João Passadiço, que foi também dos sete estudantes da U.Porto a entrar com média de 20, salienta “as novas amizades”, que não só o ajudaram a crescer como pessoa, mas também a desenvolver o seu método de trabalho. Para o estudante natural de Santo Tirso, este prémio é “uma porta para continuar a progredir”.
Também os estudantes Gabriela Silva (19,05 valores), Rodrigo Silva (19,2 valores) e Tiago Torres (18,9 valores) da L:EIC, conquistaram este prémio e estão entre os 22 vencedores que serão proclamados no próximo dia 22 de março, durante a sessão comemorativa do Dia da Universidade 2024.
Entregue pela primeira vez em 2010, o Prémio Incentivo corresponde a um prémio pecuniário individual correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.