Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto voltou a premiar, no início deste mês, no âmbito do “Dia dos Mestrados DCC“, as dissertações dos seus estudantes, apresentadas em formato póster. Este ano, a iniciativa foi alargada pela primeira vez, a alumni da FCUP, dos diferentes cursos que partilharam a sua experiência pessoal enquanto estudantes e a importância do curso no seu percurso profissional.

Nesta edição participaram 46 estudantes dos seis cursos de 2º ciclo do DCC: Ciência de Computadores (CC), Data Science (DS), Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (ERSI), Segurança Informática (SI), Bioinformática e Biologia Computacional (BBC) e Informática Médica (IM).

O trabalho em destaque e que mereceu o 1º lugar foi o de Maria Leite, do Mestrado em Data Science, com o póster “Extraction of Narrative Elements from Clinical Texts using Ontologies”. A jovem estudante está, no âmbito da sua dissertação, a analisar elementos narrativos a partir de textos clínicos, através do uso de ontologias. O objetivo é ajudar a melhorar a extração da informação clínica para facilitar o acesso à informação por parte dos médicos e o processo de decisão a nível clínico.

Do mesmo mestrado, em segundo lugar, ficou o trabalho da estudante Catarina Teixeira com o trabalho “Outlier Explanations in Data Streams –Application for Environmental Crimes Detection“,  que foca no uso de dados que podem constituir prova e ajudar na deteção de crimes de emissão e descarga ilegal de substâncias para o ar, para a água e para o solo.

Já em 3º lugar ficou o poster de Miguel Pereira, também do Mestrado em Data Science, “Active Learning for improved landcover classification“, que consiste em treinar um modelo de Machine learning para apoio à monitorização da desflorestação, através da identificação e classificação do tipo de terreno em imagens de satélite.

No “Dia dos Mestrados do DCC”, evento organizado pelo docente do DCC, Álvaro Figueira, regressaram à FCUP para falar aos estudantes os alumni Sofia Pereira (M:DS),  Rúben Dhanaraju (M:CC), Margarida Victoriano (M: ERSI), Pedro Jorge (M: SI) e Mariana Pais (M:IM).

Os pósteres foram avaliados por um painel de docentes do DCC-FCUP. Entre os critérios para atribuição das distinções aos estudantes estiveram a apresentação gráfica, a clareza da linguagem, o realce dado à abordagem para a resolução do problema e as evidências do trabalho já realizado.