Sendo natural do Porto, o “prestígio”, a proximidade de casa e a extensa oferta de cursos na sua “área de interesse” foram fatores decisivos para que Gabriela Silva, de 19 anos, optasse pela Universidade do Porto.

Marcada pelo “clima de união” que se vive na instituição e pelo “empenho dos docentes em acompanhar os seus alunos”, a futura engenheira considera que a entrada na U.Porto a fez “desenvolver a compreensão do mundo” à sua volta e, vivenciar experiências que a “enriqueceram como pessoa”.

Este ambiente foi crucial para Gabriela Silva conseguir uma média de 19,05 valores no primeiro ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação e que faz dela uma de cinco estudantes com média igual ou superior a 19 valores, entre os vencedores do Prémio Incentivo 2024. Um prémio que diz ser “um marco importante” e uma ajuda para atingir “todo o potencial”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Eu considerei a Universidade do Porto um estabelecimento de prestígio, localizado numa região do país relativamente próxima da minha residência, e que oferecia uma diversidade de cursos na minha área de interesse.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

No primeiro ano na Universidade, tive a oportunidade de alargar os meus horizontes como nunca antes e viver pela primeira vez várias experiências que me enriqueceram como pessoa e me ajudaram a desenvolver a compreensão do mundo à minha volta.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

A experiência que mais me marcou no meu percurso na Universidade do Porto não foi um momento concreto, mas sim o contínuo empenho dos seus docentes em acompanhar os seus alunos. Em geral, sente-se da universidade, tanto entre estudantes como com os professores, um clima de união que me marcou profundamente.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

O Prémio Incentivo é um marco importante no meu percurso, pois demonstra uma confirmação do meu esforço, que espero conseguir manter, com a sua ajuda, de modo a atingir todo o meu potencial.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Emancipação.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

A universidade é tanto uma etapa marcante das nossas vidas, tal como uma responsabilidade. Cabe-nos a nós utilizar esta oportunidade para fazer a diferença na sociedade.