Foi através dos “vários rankings” e do “reconhecimento internacional” que Rafael Moreira, de S.Luís, capital do Estado do Maranhão no Brasil, percebeu que a “qualidade do ensino” da Universidade do Porto faz desta “a que mais se adequa” aos objetivos que definiu para o futuro.

Destaca as pessoas que integram o Departamento de Matemática, que o “ajudam muito a desenvolver potencial”. Caracteriza a comunidade que encontrou como “proativa” por todas as experiências extracurriculares “únicas” a que teve acesso no início do percurso académico. Por último, refere as tardes a “resolver exercícios no quadro” ou “jogar cartas com os amigos”, no segundo piso do departamento, como momentos a recordar.

Todo o tempo passado a estudar naquele que é “o lugar favorito da faculdade” resultou na média de 19,4 valores com que Rafael Moreira concluiu o primeiro ano do curso de 20 anos, na U.Porto. Assim, é um dos estudantes com média mais alta entre os 22 indicados ao Prémio Incentivo 2024. Uma distinção que o estudante de 20 anos e vencedor de uma das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2024  diz ser “um símbolo do reconhecimento do compromisso” que tem com a educação.

Desta forma, descreve a U.Porto como um espaço de “aprendizagem” e aconselha os novos estudantes a não ter medo de errar, já que considera ser “a forma mais eficiente de aprender”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Escolhi a U.Porto pela qualidade do ensino e reconhecimento internacional. Depois de analisar vários rankings de universidades, e de receber recomendações de várias pessoas, cheguei à conclusão de que a U.Porto é, entre as universidades portuguesas, a que mais se adequa aos meus objetivos. A U.Porto é uma universidade que abre portas para a carreira de excelência que quero construir para o meu futuro.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Gostei muito das pessoas envolvidas no departamento de matemática. Tive ótimos professores que me ajudaram, e até hoje me ajudam muito a desenvolver meu potencial. Também conheci uma comunidade muito proativa, que me proporcionou várias experiências extracurriculares únicas, não só na matemática, mas também em áreas adjacentes.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

As tardes que passei a estudar no 2º piso do departamento de matemática foram incríveis. É o meu lugar favorito na faculdade, adoro resolver exercícios no quadro, e jogar cartas com os meus amigos nos intervalos.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

Acredito que o Prémio Incentivo é um símbolo de reconhecimento do meu compromisso com a minha própria educação.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Aprendizagem

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Errar é a forma mais eficiente de aprender. Não tenham medo de errar, muito pelo contrário, procurem ativamente os problemas que vocês não conseguem resolver. Estudem os erros tanto quanto estudam o conteúdo, porque eles são igualmente valiosos para o aprendizado. Só é possível entender o motivo por trás de o mundo ser do jeito que é, depois de entender as razões de ele não poder ser de nenhum outro jeito.