João Passadiço é de Santo Tirso e ter uma Universidade próxima, com “prestígio” e inúmeras “referências positivas nos vários ramos do conhecimento” levou-o a optar pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), para seguir o estudo da Matemática. E, logo que chegou, deixou a sua marca, ou não tivesse sido um dos “sete magníficos” que entraram na U.Porto com média de 20 no ano letivo 2022/2023.

Mais de um ano depois, o recente vencedor de uma das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2024 caracteriza a U.Porto como um espaço “instigante” que lhe deu a oportunidade de ter contacto e formar amizades com pessoas na mesma área de interesse e, dessa forma, promoveu o seu crescimento como pessoa e a capacidade de “desenvolver o método de trabalho”.

Um método que tem vindo a funcionar e que se traduziu na média de 19 valores com que João Passadiço concluiu o primeiro ano do curso. Este resultado coloca-o entre os cinco estudantes com média igual ou superior a 19 valores do leque de vencedores do Prémio Incentivo 2024, distinção que encara como “o início de uma etapa repleta de mudanças e de novos desafios”. Para o estudante de 19 anos, trata-se também de uma “porta para continuar a progredir”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Tanto a sua tradição como o seu prestígio e todas as referências positivas nos vários ramos do conhecimento; mas também a proximidade de casa.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Das novas amizades que fiz, que me permitiram crescer como pessoa e desenvolver o meu método de trabalho.

– Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

A possibilidade contínua de poder contactar com pessoas interessadas na mesma área.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti e para o teu futuro?

Representa o início de uma etapa repleta de mudança e de novos desafios mas também uma porta para continuar a progredir.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Instigante.

– Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Que embracem o espírito desta universidade e procurem ganhar novas perspetivas sobre várias áreas.