A Universidade do Porto comemora, no próximo dia 22 de março, o seu 113.º aniversário. Assumindo o formato habitual, os festejos terão como ponto alto a Sessão Solene do Dia da Universidade, que este ano se realiza da parte da manhã, no Edifício Histórico da Universidade (Reitoria).

Com transmissão em direto e na íntegra no canal de YouTube da U.Porto, a Sessão Solene arranca às 10h00, com o tradicional Cortejo Académico, protagonizado pelos professores doutorados da Universidade (ver programa completo).

Já no interior do Salão Nobre da Reitoria, caberá a Fernando Freire de Sousa dar o início à cerimónia, na qualidade de Presidente do Conselho Geral da U.Porto. Pelo púlpito passarão ainda Francisco Porto Fernandes (Presidente da Federação Académica do Porto e representante dos estudantes) e Hugo Pinto de Abreu (representante dos trabalhadores).

Segue-se a intervenção do orador convidado, papel que cabe este ano ao escritor e antigo professor da U.Porto, Richard Zimler.

Autor de 12 romances – incluindo vários bestsellers -, uma coletânea de contos e sete livros infantis, Zimler tem a sua obra traduzida em 23 línguas. Entre os inúmeros prémios literários que conquistou incluem-se o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA), em 1994, e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico (1998).

A cerimónia prossegue depois com o discurso do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

A intervenção de encerramento ficará a cargo do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

A viver no Porto desde 1990, Richard Zimler lecionou Jornalismo na Escola Superior de Jornalismo e, mais tarde, no curso de Ciências da Comunicação da U.Porto. (Foto: DR)

Premiar o mérito

A sessão solene do Dia da Universidade é também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram durante o último ano.

É nesse grupo que se inclui Victor Freitas, vencedor da edição deste ano do Prémio de Excelência na Investigação Científica (que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade).

Ao longo da tarde, 26 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

O título de Professor Emérito será entregue, por sua vez, a 14 professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade, nomeadamente “pela sua ação e prestígio adquirido no seu campo académico e científico e pela sua contribuição para a projeção nacional e internacional da U.Porto”.

Desporto e solidariedade juntam-se à festa

Mas a festa de aniversário da U.Porto não vai estar “confinada” ao edifício da Reitoria. Dois dias antes da Sessão Solene, na tarde de 20 de março, as comemorações vão percorrer as ruas do Centro Histórico da U.Porto através de uma Corrida e Caminhada promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e aberta a toda a comunidade.

Com partida da Praça Gomes Teixeira às 18h30, os participantes vão correr / caminhar pelo Centro Histórico, regressando depois à Reitoria, onde os espera um momento de confraternização.

A inscrição na edição deste ano da Corrida e Caminhada do Dia da Universidade tem o custo de 3 euros (com t-shirt incluída), valor que reverterá integralmente a favor da Associação Mundo A Sorrir.

Um pouco de história…

A Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. Contudo, as suas raízes remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da Universidade do Porto.

Com 14 faculdades, uma business school, 48 unidades de investigação, mais de 30 mil estudantes, 2500 docentes e investigadores, a U.Porto integra hoje o grupo das melhores universidades da Europa e do mundo, sendo a escolha de mais de 34.000 estudantes, dos quais mais de 6.000 são provenientes de 100 países de todo o mundo.