No próximo dia 2 de dezembro, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai entregar a medalha de ouro da instituição a Ana Maria Brito, Carlos Azevedo, Maria da Graça Castro Pinto, Maria Fátima Oliveira e Rui Centeno, todos eles professores da FLUP que se jubilaram no ano letivo 2020/2021.

Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da FLUP e investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto, Ana Maria Barros de Brito doutorou-se em Linguística Portuguesa, incidindo a sua investigação na área científica da sintaxe. De 1998 a 2000, foi responsável pelo Mestrado em Linguística Portuguesa em Maputo, no âmbito de uma colaboração entre a Universidade do Porto e a Universidade Pedagógica de Moçambique. Foi ainda Presidente do Conselho Pedagógico de 1989 a 1990, Presidente da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade do Porto, de 2002 a 2004, e Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, de 2008 a 2010.

Carlos Manuel da Rocha Borges de Azevedo é Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglo-Americanos, tendo-se doutorado em Literatura Norte-Americana com uma tese sobre Ernest Hemingway. Presidente do Conselho Diretivo da FLUP de 1990 a 1992, foi Presidente da Assembleia/Conselho de Representantes (1995-96; 2005-2007; 2014-2017), Presidente do Conselho Pedagógico, de 2007 a 2010, e diretor do Instituto de Estudos Norte-Americanos da FLUP. Enquanto membro-investigador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, notabilizou-se pelos seus  trabalhos sobre autores como Nathaniel Hawthorne, Herman Melville, William Faulkner, John dos Passos, Flannery O’Connor, Ralph Ellison, Raymond Carver, Paul Auster, Don DeLillo, Cormac McCarthy e Philip Roth.

Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, Maria da Graça Lisboa Castro Pinto foi decana da FLUP e chegou a ser também decana da Universidade do Porto. Doutorada em Linguística Aplicada (Psicoliguística e Neurolinguística) pela U.Porto, é membro/investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Assumiu, entre outras funções, as de Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL), da qual é atualmente Membro Honorário. Vice-Reitora da U.Porto de setembro de 1998 a outubro de 2001, foi a responsável pela criação do Programa de Estudos Universitários para Seniores (PEUS), em 2006, programa que está em vigor até hoje e de que se tem ocupado na qualidade de Professora Emérita. Deu a Última Aula em novembro de 2020.

Foi também ao Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos que Maria de Fátima Favarrica Pimenta de Oliveira dedicou grande parte do seu percurso na FLUP, à qual está ligada na qualidade de Professora Catedrática e investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Doutorada em Linguística Portuguesa, foi Presidente do Conselho Pedagógica da FLUP, de 1996 a 1997 , tendo ainda coordenado vários cursos PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), CAPES/UP (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais). Foi ainda Comissária de ‘Óscar Lopes- Figura Eminente da Universidade do Porto – 2018’.

Por fim, Rui Manuel Sobral Centeno é Professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Reconhecido como uma autoridade, de nível internacional, no domínio da Numismática Antiga e Clássica, é investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM) e um dos criadores do laboratório de Conservação e Restauro (único nas Faculdade de Letras nacionais), de que foi diretor. Foi também Presidente do Conselho Diretivo da FLUP , em três mandatos sucessivos, de 1996 a 2003; Presidente da Direção do Centro para as Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (C2COM), de 2007 a 2011; e administrador da LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A. (2009 a 2012). É, desde 2020, o Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Numismática, Porto.

A cerimónia de entrega das medalhas de ouro da FLUP deste ano tem início pelas 15h00, no Anfiteatro Nobre da faculdade.