Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto assinalou o Dia Internacional One Health, agora no formato de uma exposição de três dias dedicados à demonstração hands-on da aplicabilidade prática do conceito, que assume a interligação entre a saúde do ambiente, animal e humana. A Expo One Health reuniu empresas, fundações, associações e ONGs, para além de unidades de investigação da U.Porto, assim como as cinco áreas de ensino ligadas à saúde do ambiente, saúde animal, saúde humana, bioquímica e bioengenharia.  O evento incluiu palestras sobre a temática, incluindo a do presidente da Câmara Municipal do Porto, que defendeu a adoção do “conceito One Health não apenas enquanto abordagem científica, mas também enquanto abordagem política face à emergência climática que estamos a viver”.

Com a intenção clara de abrir portas à sociedade em geral, a Expo One Health recebeu visitantes de vários sectores da sociedade, desde membros da comunidade académica e científica a estudantes de escolas secundárias e população em geral.

A aposta numa “comunicação simples em ciência para que as pessoas percebam através de linguagem comum a abordagem One Health” foi o ponto de partida do evento, que segundo o coordenador do Gabinete One Health do ICBAS, Adriano Bordalo e Sá, “este ano quis abrir-se à população do grande Porto” durante três dias com palestras, atividades interativas, degustações, mas também cultura – com a exposição “Ruralidades” e o momento musical “Echoes for Health”.

Também o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, reconheceu a importância de uma comunicação eficaz do conceito One Health junto da população em geral: “Este ano, numa fase mais madura do projeto One Health, achámos que era uma boa altura para a aproximação ao público em geral, mostrando que muito do que se passa à nossa volta está relacionado com a interligação dos 3 elementos One Health”. No fundo, ilustra o diretor do ICBAS, “mais do que tratar um sintoma, trata-se de encontrar a causa da doença”. Uma comunicação “nem sempre fácil ou rápida”, mas que reflete “a longa trajetória da escola em torno da interligação das três grandes áreas a que se dedica”.

As “Ruralidades” de um “veterinário com alma de poeta”

Integrada no programa do evento, a exposição Ruralidades, da autoria do médico veterinário e fotógrafo Jorge Bacelar, teve inauguração oficial no dia internacional One Health, que se comemora a 3 de novembro. Imagens de pessoas, animais e do ambiente rural em que trabalham ganham vida numa mostra internacionalmente reconhecida através da lente de “um médico veterinário com alma de poeta”, que “faz com a máquina fotográfica aquilo que os pintores fazem com os quadros”, conforme descreve João Niza Ribeiro, docente do ICBAS e curador da exposição.

Esta exposição reforça a ligação entre seres humanos e animais, para além da produção alimentar, e representa para Jorge Bacelar “uma forma de enaltecer e agradecer tudo o que os agricultores fazem por nós”. Uma “paixão que nasceu há 10 anos”, que é “um diário de vida” e que o autor exerce em paralelo com a atividade veterinária em ambiente rural para expressar “a cultura e a identidade” de quem “precisa da terra para respirar”.

“Ruralidades” pode ser visitada até 10 de novembro, no Foyer ICBAS/FFUP.