O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vai promover, de 2  a 4 de novembro, a Expo One Health, iniciativa que reúne diversas instituições com o objetivo de divulgar a aplicabilidade prática da abordagem One Health.

A terceira edição do Porto One Health Day (celebrado internacionalmente a 3 de novembro) vai reunir, durante três dias, organizações não governamentais, fundações, empresas e as principais unidades de investigação em Saúde Humana, Animal e do Ambiente ligadas à Universidade do Porto.

Com entrada livre, este evento pretende sublinhar a relevância do conceito e da abordagem One Health, e os impactos que têm na vida quotidiana de todos nós, comunicando ciência através de demonstrações práticas, destinadas a todos os públicos.

“Procuramos com este formato mostrar que a nossa saúde, a dos animais, a das plantas e a do ambiente estão interligadas e dependem de todos nós. Não há saúde humana nem animal com um ambiente doente. Todos podemos e devemos contribuir para proteger a saúde do planeta”, realça Adriano Bordalo e Sá, professor do ICBAS e coordenador do Gabinete One Health na instituição.

Durante três dias os visitantes terão oportunidade de realizar atividades muito diversas, como “provar produtos alimentares de origem alternativa, como algas e insetos, do Continente Food Lab; ter contacto com cães de assistência da Associação ÂNIMAS capazes de melhorar o bem-estar de pessoas portadoras de deficiência; ou observar de perto insetos que podem transmitir doenças a outros animais e até conhecer como funciona um aparelho pasteurizador”, avança responsável pela organização.

Os visitantes poderão ainda interagir com especialistas em várias áreas do Ambiente, Medicina e Medicina Veterinária. Para tal, o programa conta com sessões onde a abordagem One Health será exposta a partir de diferentes pontos de vista.

De entre as principais atividades do programa, destacam-se, logo no dia 2 , a sessão “Diversidade em Saúde”, pela Fundação Aga Khan, e “Gente Bonita come fruta feia”, pelo Projeto Fruta Feia.

Para o dia 3 de novembro, está prevista a visita do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Salienta-se ainda o seminário Towards One Health in Social Ecological Systems (Rumo à Uma Saúde em sistemas socio ecológicos), pelo professor e investigador do Swiss Tropical and Public Health Institute, Jakob Zinsstag.

A inauguração, às 18h00, da exposição de fotografia “Ruralidades”, do veterinário e fotógrafo Jorge Bacelar, encerra o International One Health Day.

No último dia da Expo One Health, a Associação de Estudantes do ICBAS organiza o debate “Ativismo Juvenil pela Justiça Ambiental” e a Associação Médicos do Mundo sobe ao palco para uma sessão dedicada às “Migrações e Saúde”.

Para mais informações, consultar o programa completo do evento.

“Um ponto de viragem”

Para Henrique Cyrne Carvalho, diretor do ICBAS, este evento é mais um passo importante para a afirmação do conceito na academia e na cidade: “o trabalho que temos desenvolvido, desde 2018, começa agora a dar frutos e a sair dos bastidores. Conseguimos juntar-nos a parceiros fundamentais que vêm dar força a esta proposta, como a Câmara Municipal do Porto”.

De acordo com o responsável máximo do Instituto, a Expo One Health marca por isso” um ponto de viragem: uma escola aberta a todos, de proximidade, unida para promover a aplicação do conceito, não só numa perspetiva profissionalizante, mas também numa perspetiva quotidiana e ao alcance de todos”.

A Expo One Health 2023 vai decorrer nos dias 2 e 3 de novembro, entre as 12h00 e as 18h00, e dia 4, sábado, das 11h00 às 19h00. A entrada faz-se pela Rua Dom Manuel II, pelo CICA – Hospital de Santo António, ou pela Rua Jorge Viterbo Ferreira, junto ao Palácio de Cristal).

Sobre a abordagem One Health

A abordagem One Health reconhece que a saúde dos seres humanos, dos animais domésticos e selvagens, das plantas e dos ecossistemas, estão intimamente ligadas e dependem umas das outras. Esta visão não é nova, mas a sua premência foi renovada com os recentes casos de doença como a COVID-19, o dengue ou a doença do vírus Zika.

O aumento da população, a globalização, o uso não sustentável dos recursos naturais, entre outros, induzem desequilíbrios que favorecem o aparecimento e reaparecimento de doenças infeciosas e não infeciosas. Este conceito aborda também necessidades coletivas, como o acesso a água, energia e ar limpos, alimentos seguros e nutritivos, entre outras.

A resolução destas problemáticas de saúde exige uma abordagem One Health: transdisciplinar, integrada e sistémica, que mobilize múltiplos sectores profissionais e comunidades. Médicos, Veterinários, Biólogos, Sociólogos, Políticos, Economistas, entre outros deveriam trabalhar em conjunto, de forma a definir e executar soluções eficientes, duradouras, equitativas e inclusivas.

Com o contributo da abordagem One Health para a resolução de múltiplos problemas que afetam a nossa Biosfera, em simultâneo promove-se a saúde de todos os seres vivos e do ambiente, contribuindo para a manutenção de um equilíbrio sustentável em benefício de todos, incluindo as pessoas.