Uma “celebração coletiva, de aprendizagem e partilha”. Passa por aí a proposta da primeira edição do Dia da Aliança / EUGLOH Alliance Day, uma iniciativa que, no próximo dia 10 de novembro, vai “juntar” as comunidades académicas da Universidade do Porto e das restantes universidades – Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), LMU Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria) – que integram o campus da European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

A decorrer num formato totalmente online, sob o mote The Different Facets of Global Health, este dia comemorativo consistirá numa tarde – entre as 13h30 e as 19h00 – recheada de debates sobre as múltiplas áreas da Saúde Global, mas também de mesas-redondas dinamizadas por estudantes, jogos interculturais e até um concerto virtual.

Entre os pontos altos do EUGLOH Alliance Day destaca-se desde logo a apresentação das cinco universidades parceiras da Aliança. Destaque ainda para a “conferência virtual” onde vários especialistas irão abordar – em múltiplas sessões paralelas e interativas – diferentes temáticas e perspetivas multidisciplinares relacionadas com a Saúde Global e com os desafios societais, científicos, económicos, tecnológicos e ambientais que se colocam atualmente neste domínio.

Para participar no EUGLOH Alliance Day 2020 basta-se inscrever-se, gratuitamente, até 10 de novembro, na página do evento. Na mesma ligação, é possível consultar informações mais detalhadas sobre a programação (em atualização).

Mais informações através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected] (Adamma Stekovics). 

A Universidade do futuro

A EUGLOH começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que será uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente. O lançamento oficial do projeto aconteceu em setembro de 2019, em Paris.

Entre os objetivos da Aliança, que celebrou recentemente um ano de existência, inclui-se a promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre as diferentes universidades envolvidas e que, em conjunto, albergam mais de 200 mil estudantes. Estas vão igualmente trabalhar na criação de programas de ensino conjuntos, bem como na partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas.

Através desta cooperação pioneira, pretende-se então melhorar a qualidade e performance das instituições envolvidas nesta aliança, reforçando a atratividade e competitividade das cinco universidades na Europa e no mundo. De facto, o objetivo declarado da EUGLOH para os próximos 10 anos é afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da ligação sólida entre o conhecimento teórico e as competências profissionais necessárias à Europa do futuro.