A Universidade de Szeged, na Hungria, recebeu, nos dias 16 e 17 de janeiro, mais um encontro entre representantes das cinco instituições que constituem a European University Alliance for Global Health (EUGLOH), naquele que foi mais um passo tendo em vista a implementação do ambicioso consórcio de universidades europeias de que a Universidade do Porto é membro fundador, juntamente com as congéneres de Paris-Saclay (França), LMU Munique (Alemanha) Lund (Suécia) e Szeged (Hungria)

O encontro incluiu um conjunto de reuniões de trabalho entre os órgãos de governo que constituem a EUGLOH. A representar a U.Porto esteve uma delegação encabeçada pelos vice-reitores Maria de Lurdes Correia Fernandes e Pedro Rodrigues e pela Pró-Reitora Joana Resende, a que se juntaram ainda elementos ligados à coordenação e de gestão da Aliança na Universidade, membros dos vários grupos de trabalho e um representante dos estudantes da instituição.

Na agenda da iniciativa esteve também a organização da 1.ª Annual Summit / Assembleia Geral da Aliança EUGLOH, que será acolhida pela Universidade do Porto entre os dias 30 de março e 1 de abril deste ano. Através deste encontro anual pretende-se intensificar a cooperação interdisciplinar entre as instituições parceiras, através de reuniões e seminários conjuntos.

O encontro contou com a participação de estudantes das cinco instituições que constituem o consórcio. (Foto: DR)

A Universidade do futuro

Recorde-se que a EUGLOH começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que será uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente. O lançamento oficial do projeto aconteceu em setembro de 2019, em Paris.

Numa primeira fase, a European University Alliance for Global Health focar-se-á na promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre as diferentes universidades envolvidas. Numa fase posterior, estas vão trabalhar na criação de programas de ensino conjuntos, mas também na partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas entre as cinco universidades, que, em conjunto, albergam mais de 200 mil estudantes.

Esta cooperação tem por meta melhorar a qualidade e performance das instituições envolvidas nesta aliança, reforçando a atratividade e competitividade das cinco universidades na Europa e no mundo. De facto, o objetivo declarado da EUGLOH para os próximos 10 anos é afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da ligação sólida entre o conhecimento teórico e as competências profissionais necessárias à Europa do futuro.