Marisa Sousa, estudante do Programa Doutoral em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e atual professora e Coordenadora das Atividades Aquáticas do Programa UPFit do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), é a vencedora da primeira edição do Prémio Ensino da Natação, atribuído pela Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN).

Criado com o objetivo de destacar o papel do professor de natação e a excelência da sua prática profissional, este prémio é assumidamente inspirado pelo “Global Teacher Prize Portugal” e realizou este ano a sua primeira edição.

A frequentar atualmente o 3.º ciclo em Ciências do Desporto na FADEUP, Marisa Sousa tem um longo historial de formação na Faculdade, onde chegou em 2004 para frequentar a licenciatura em Desporto e Educação Física. Seguiram-se os mestrados em Treino de Alto Rendimento Desportivo e Gestão Desportiva, que concluiu em 2010 e 2016, respetivamente.

Treinadora de Natação Pura desde 2010, é a atual selecionadora da equipa de Natação da U.Porto, que liderou rumo à conquista de oito títulos nacionais universitários e do prémio de Equipa do Ano na Gala do Desporto da U.Porto 2015. É ainda treinadora dos Masters do Leixões Sports Clube, pelo qual soma dois títulos nacionais femininos. Conquistas que, em 2019, foram reconhecidas pela Federação Portuguesa de Natação com o prémio de Treinadora do Ano, na categoria de Masters.

Marisa Sousa lidera há vários anos a seleção de Natação da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

Para além da coordenação das Atividades Aquáticas do Programa UPFit do CDUP-UP, é também instrutora de musculação, treinadora de natação, monitora do Campo de Férias Desportivas e, para muitos colaboradores da U.Porto, a “sargento” da Pausa Ativa.

A entrega do Prémio Ensino da Natação 2021 teve lugar durante o 44.º Congresso da APTN, que decorreu no Fórum Lisboa entre 1 e 3 de outubro.