Foi uma das caras que mais vezes entrou nas casas de todos aqueles que acompanharam as aulas do  programa UPFit online, promovidas pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) durante o período de confinamento. E não é por acaso. Coordenadora das Atividades Aquáticas do Programa UPFit do CDUP-UP, Marisa Sousa é instrutora de musculação, treinadora de natação, monitora do Campo de Férias Desportivas e, para muitos colaboradores da U.Porto, a “sargento” da Pausa Ativa. Mas de um jeito carinhoso, ou não existissem t-shirts “Jeans Marisa” em alguns departamentos…

Mas quem é esta verdadeira “mulher dos sete ofícios” que tem na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP) a sua casa de aprendizagem? Após concluir a licenciatura em Desporto e Educação Física e o mestrado em Treino de Alto Rendimento-Natação, encontrou no CDUP-UP uma outra paixão. E foi ali que descobriu o interesse pela área da gestão desportiva, que a levou a somar ao currículo  o Mestrado de Gestão Desportiva, e a inscrever-se no Doutoramento em Ciências do Desporto – Gestão Desportiva, que frequenta atualmente.

E se Marisa não tem mãos a medir ao longo do ano, nem o período de contingência  foi motivo de paragem para a “sargento” Sousa. No CDUP-UP, juntamente com os seus colegas, arregaçou as mangas e levou mais de 200 vídeos de atividade física para todos os gostos e idades, de forma gratuita, a 1 milhão de pessoas. E era com um “Bom dia flores do dia” que iniciava mais uma sessão matinal de Pausa Ativa. Mas “nada de facilitar, pois eu estou a ver-vos!”

Mas a praia de Marisa Sousa é mesmo dentro de água. Treinadora de Natação Pura desde 2010, é a atual selecionadora da equipa de Natação da U.Porto, que liderou rumo à conquista de oito títulos nacionais universitários e do prémio de Equipa do Ano na Gala do Desporto da U.Porto 2015. É ainda treinadora dos Masters do Leixões Sports Clube, pelo qual soma dois títulos nacionais femininos. Conquistas que, em 2019, foram reconhecidas pela Federação Portuguesa de Natação com o prémio de Treinadora do Ano, na categoria de Masters.

Atualmente, Marisa não vê a hora de poder retomar às sessões de “recruta” nas piscinas da U.Porto e a cumprir plenamente aquele que escolhe como o seu objetivo de vida: “Ensinar quem me rodeia, a gostar de desporto e de praticar atividade física, sendo melhor pessoa todos os dias para mim e para os outros”.


Naturalidade? Creixomil, Barcelos

Idade? 34 anos (eu sei que parece menos! Obrigada!)

De que mais gosta na Universidade do Porto?
Da multiplicidade de pessoas com quem podemos lidar diariamente, da variedade de etnias, culturas e línguas que todos os dias nos ajudam a crescer intelectualmente, mas também nos permitem compreender “o outro e o diferente”

 De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da distância entre pólos universitários, que parece criar “diferentes equipas” dentro da mesma instituição.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Por um lado, dotar a U.Porto de melhores instalações desportivas, através da melhoria das instalações existentes, mas também da criação de novas instalações desportivas nos diferentes Pólos Universitários. Isto permitirá fornecer mais e melhor atividade física à comunidade da U.Porto, assim como, permitiria estimular a adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis, melhorando a qualidade de vida desta comunidade. Por outro lado, considerar o desporto e atividade física na ação social prestada ao aluno, uma vez que para uma qualidade de vida ideal, a prática desportiva é também importante, em equilíbrio com o alojamento, a alimentação, a saúde e as bolsas.

Como prefere passar os tempos livres?
Com a família e os amigos, ou na natureza!

Um livro preferido?
A Fórmula de Deus, José Rodrigues dos Santos

Um disco/músico preferido?
Coldplay.

Um prato preferido?
Empadão de carne.

Um filme preferido?
Notting Hill, de Roger Michell.

Uma viagem de sonho?
Interrail pelos EUA.

Um objetivo de vida?
Ensinar quem me rodeia, a gostar de desporto e de praticar atividade física, sendo melhor pessoa todos os dias para mim e para os outros.

Uma inspiração?
Não me posso restringir a uma pessoa como inspiração, mas a várias: os meus pais, os meus tios, alguns professores que tive do ensino secundário ou na Faculdade, Henry Ford, Peter Drucker, Nelson Mandela, Belmiro de Azevedo, Rui Nabeiro , ou Michael Phelps.

O projeto da sua vida…
Nunca parar de estudar, pois nunca sabemos tudo.

Um desejo para o CDUP-UP na U.Porto?
Que o CDUP-UP possa desenvolver a sua ação na U.Porto, nos diferentes Pólos Universitários, com instalações desportivas renovadas, permitindo chegar a toda a comunidade académica, e tornando igualmente as pessoas mais ativas, mais saudáveis, e mais felizes!