A Universidade do Porto recuperou, este domingo, o título coletivo de campeã nacional universitária de Natação em Piscina Curta. A “nadar em casa”, os estudantes atletas da U.Porto conquistaram 20 medalhas nas 24 provas disputadas.

Da competição realizada na Piscina Municipal da Senhora da Hora, o destaque vai para as seis medalhas de ouro conquistadas por Ana Rodrigues (FEP) nos 400m livres e 100m mariposa, por Nuno Graça (FEUP) nos 50m e 100m mariposa e pelas equipas de estafetas 4x50m livres feminina – compsota por Ana Faria (FMUP), Maria Cabral (FEP), Ana Rodrigues e Madalena Machado (FCUP) – e masculina – composta por Nuno Graça, Bruno Machado (FEUP), Guilherme Nunes (FADEUP) e Pedro Santos (FEUP).

Os atletas da Universidade do Porto conquistaram um total de 20 medalhas no Campeonato Nacional Universitário de Natação. (Foto: CDUP-UP)

Seis foram igualmente as medalhas de prata alcançadas por Ana Faria nos 50m livres e 100m livres, por Diogo Nunes (FEUP) nos 400m livres, Alexandre Amorim (FADEUP) nos 50m bruços, e pela equipa U.Porto 1 de estafetas 4x50m estilos feminina por Maria Cabral, Joana Silva (FLUP), Ana Rodrigues, Ana Faria e masculina por Bruno Machado, André Santos (FMUP), Nuno Graça, Pedro Santos.

A U.Porto subiu ainda ao pódio para receber as oito medalhas de bronze de 100m costas por Maria Cabral e Bruno Machado, 400m livres por Pedro Santos, 50m mariposa por João Fernandes (FEUP), 100m mariposa por David Lima (FFUP), 200m estilos por Pedro Santos, estafetas 4×50 estilos femininas pela equipa de Madalena Machado, Ana Elói (FADEUP), Ana Almeida (FEUP) e Miriam Alves (FADEUP), e estafetas 4×50 livres pela equipa masculina de Job Silva (FEUP), João Fernandes, Diogo Nunes e André Santos.

O CNU de Natação Piscina Curta reuniu em Matosinhos cerca de 150 estudantes atletas de todo o país. (Foto: CDUP-UP)

A nível coletivo, o título nacional regressou então à Universidade do Porto. Para trás ficaram, em segundo lugar, a Universidade Nova de Lisboa e, em terceiro lugar, a Associação Académica da Universidade do Minho.

Organizado pela Universidade do Porto, com o apoio da Matosinhos Sport, o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Curta contou com a presença de 150 estudantes atletas de todo o país.