O inverno ainda vai alto, mas a preparação para os dias quentes e os mergulhos na piscina ou no mar começa agora! É a pensar nisso que o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) desenvolve, ao longo do ano letivo, um programa de Natação especialmente dedicado a crianças e jovens, entre os 5 e os 16 anos.

De segunda-feira a sábado, e até ao mês de junho, a Piscina da Faculdade de Desporto recebe as sessões de Natação Kids, integradas no Programa UPFit da U.Porto. O objetivo passa, não só por “ensinar a nadar”, mas também “adaptar a criança ao meio aquático”, como explica Marisa Sousa, coordenadora das Atividades Aquáticas do CDUP-UP.

De acordo com a responsável do CDUP-UP, a prática da natação na infância tem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo o aumento da capacidade respiratória, e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como a asma, bronquite, entre outras. Mas acima de tudo “permite dotar as crianças de ferramentas necessárias ao controlo do corpo na água, aumentando a sua segurança neste meio”, realça a coordenadora do CDUP-UP.

Nas aulas de Natação Kids, orientadas sempre por dois ou três instrutores do Programa UPFit, os participantes aprendem também técnicas de prevenção de afogamento.

Para além de aprenderem a nadar, os participantes da Natação Kids podem também aprender algumas técnicas de prevenção de afogamento. (Foto: CDUP-UP)

As primeiras sessões são gratuitas e podem ser realizadas às quintas-feiras, às 18h00, ou aos sábados, às 10h00.

Mais informações na receção do CDUP-UP na Faculdade de Desporto ou através de [email protected].