Raquel Queirós, estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou este domingo a 1.ª edição da Volta a Portugal feminina em bicicleta.

Apontada como favorita à vitória final, a vila-condense da equipa Velo Performance-JS Campinense confirmou esse favoritismo ao longo da competição. Raquel Queirós venceu uma das quatro etapas e o contrarrelógio, concluindo a última etapa, entre as Caldas da Rainha e Lisboa, no 7.º lugar, posição que lhe permitiu terminar a Volta com a camisola amarela que vestia desde a terceira etapa.

A estudante terminou a prova com um total de 7:27.52 horas, 35 segundos à frente de Sofia Gomes e 48 segundos à frente de Iris Gómez, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Com a vitória na primeira edição feminina da prova-rainha do ciclismo nacional, Raquel Queirós escreve a letras de ouro o seu nome na história da modalidade em Portugal. Ainda em agosto, a ciclista conquistou o 10.º lugar nos mundiais de sub23, já depois de ter concluído com um brilhante 27.º lugar a prova de cross-country olímpico (XCO) dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A Volta a Portugal feminina em bicicleta realizou-se este ano pela primeira vez contando com 84 ciclistas de vários países na linha de partida. Destas, 61 cortaram a meta final em Lisboa.