Já são conhecidos a constituição e os manifestos de cada uma das listas candidatas à eleição dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto, marcada para os próximos dias 19, 20, 23 e 24 de novembro.

Ao todo, são três as listas candidatas, cada uma das quais constituída por oito elementos (quatro efetivos e quatro suplentes), provenientes das diferentes faculdades da U.Porto. A composição completa das listas candidatas pode ser consultada aqui.

A visão e plano de ação de cada uma das listas estão expressos nos respetivos manifestos, igualmente disponíveis para consulta (lista Alista B e lista C).

Eleição marcada pela pandemia

A eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral terá lugar em todas as faculdades da U.Porto, nos dias indicados, das 10h00 às 20h00 (ver localização das mesas de voto). O objetivo passa assim por dar a oportunidade de os estudantes poderem exercer o seu direito de voto no dia que lhes for mais conveniente, conjugando com os regimes de frequência de aulas que estiverem em vigor.

Recorde-se que o ato eleitoral estava originalmente agendado para maio deste ano, tendo sido adiado devido ao contexto da pandemia da Covid-19Por esse motivo, os cadernos eleitorais incluem apenas os estudantes inscritos na U.Porto à data de março de 2020.

Durante o ato eleitoral será verificada a situação atual dos estudantes inscritos nesses cadernos eleitorais.

O caminho para o Conselho Geral

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade do Porto para um mandato de dois anos.

Uma vez apurados os resultados finais, a escolha dos futuros representantes estudantis é determinada pela aplicação do seguinte método: a) cada lista apurará um número de votos igual à soma dos votos atribuídos a membros individuais da lista; b) cada lista elegerá um número de membros determinado pela aplicação do método de Hondt aos resultados da eleição; c) dentro de cada lista, os membros serão reordenados por ordem decrescente do número de votos que obtiveram.

Os quatro estudantes eleitos juntar-se-ão posteriormente aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao representante dos
 funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas para completar o lote de 23 membros do Conselho Geral da U.Porto, órgão cujas competências incluem a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da Universidade.

Atualmente, os estudantes são representados no Conselho Geral por Diogo Martins (FEUP), Diogo Pimenta (FEUP), Inês Azevedo da Silva (FMUP) e Marcos Alves Teixeira (FFUP), escolhidos no último ato eleitoral, realizado a 23 de abril de 2018.

Debates para esclarecimento da comunidade

De forma a ajudar à tomada de decisão dos estudantes, a U.Porto vai organizar dois debates online com a participação de representantes das três listas candidatas.

O primeiro debate decorre já esta quarta-feira, 11 de de novembro, a partir das 18h00, e pode ser acompanhado no canal da U.Porto no Youtube.

O segundo debate está marcado para as 21h00 do dia 16 de novembro,  e contará igualmente com transmissão – via streaming – para toda a comunidade.