Dos 4748 estudantes colocados na Universidade do Porto na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021/2022, 3308 (70%) realizaram a respetiva matrícula online logo nas primeiras 24 horas do período definido pela instituição (27 de setembro a 1 de outubro) e 3759 (79,2%) fizeram-no até às 19h00 do dia 28 (nas primeiras 33 horas).

Entre as 10h00 de segunda-feira, dia 27, e as 9h59 do dia 28, todos os 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto registaram igualmente uma taxa de matrícula superior a 50%, havendo casos em que essa percentagem ultrapassou os 90%.

Os números agora conhecidos traduzem o sucesso do procedimento de matrícula exclusivamente online implementando pela U.Porto – através dos serviços da UPdigital no âmbito do combate à pandemia da Covid-19. Com esta medida, lançada pela primeira vez no ano letivo passado, procura-se assim evitar os ajuntamentos desnecessários junto dos serviços académicos das 14 faculdades da U.Porto.

Como tal, cabe aos próprios estudantes fazer upload da sua fotografia e outros documentos no sistema SIGARRA, que habitualmente eram recolhidos presencialmente pelos Serviços Académicos das diferentes faculdades.

De forma a ajudar os estudantes durante todo o processo, os Serviços Académicos disponibilizam um serviço de apoio para tirar dúvidas em tempo real, por telefone, e-mail ou, na maioria dos casos, via chat.

As matrículas para o ano letivo 2021/2022 decorrem até às 15h00 de sexta-feira, 1 de outubro, no site www.up.pt.pt/matriculas.

Os primeiros passos na U.Porto

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto têm início a partir de 4 de outubro, juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site de cada faculdade.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa, entre outras surpresas. A entrega dos kits vai decorrer de 18 a 29 de outubro, no edifício da Reitoria.

O programa de receção aos novos estudantes da U.Porto encontra-se em atualização permanente no site www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o novo Guia do Estudante da U.Porto, composto por um conjunto de informações especialmente úteis para todos os que acabam de ingressar na Universidade.