Um grupo de investigadores do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), coordenado pelo investigador André Tavares, iniciou, recentemente, as atividades do projeto SeaLabHaus — “Atlantic New Bauhaus Laboratory for Sustainable, Inclusive and Beautiful Blue Tourism, Heritage and Culture of the Sea”, financiado pelo Programa INTERREG – Espaço Atlântico.

O projeto SeaLabHaus, que vai estender-se até 2026, pretende desenvolver estudos e novas ferramentas digitais para impulsionar o turismo azul, ou seja, ligado ao oceano, dentro das premissas de sustentabilidade, estética e inclusão associadas à New European Bauhaus.

A contribuição da FAUP centra-se na coordenação e seleção de boas práticas nas regiões envolvidas no projeto e na elaboração de um catálogo do património marítimo a partir de cinco estudos de caso situados nestas regiões.

Cabe também à FAUP a organização de um Fórum Transnacional sobre o Mar e a Sustentabilidade, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de julho de 2024.

Durante este evento, além de encontros, debates e atividades de cocriação de estratégias e práticas inovadoras para apoiar o desenvolvimento do turismo ligado ao mar, os representantes das entidades parceiras e o Grupo de Ação Regional terão a oportunidade de visitar alguns dos lugares previamente selecionados pelos investigadores da FAUP. Irão ainda conhecer projetos e práticas que sugerem alternativas para conciliar as dinâmicas económicas associadas ao turismo com a consciência e acerca dos seus impactos ambientais, tanto sobre o mar e o ambiente construído quanto sobre as comunidades costeiras.

Coordenada pela Universidade da Coruña, esta iniciativa envolve, além da Universidade do Porto, as Université Bretagne Sud e a École Européenne Superieure d’Art de Bretagne (França), a University College Dublin e a South East Technological University (Irlanda) e a Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). A estas juntam-se ainda várias entidades governamentais e da sociedade civil, como é o caso da Associação para o Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO, Portugal), que formam um consórcio transnacional de dez parceiros, além de outros nove projetos associados.