A menos de um mês de se estrearem na final da maior competição de programação informática universitária do mundo, os “Heroes of the C”, equipa que integra estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto voltaram a brilhar em competições de programação, ao conquistar uma medalha de ouro na Maratona Inter-Universitária de Programação’2023 (MIUP), o mais antigo e prestigiado concurso de programação universitário nacional.

Orientados pelo docente Pedro Ribeiro, do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, Duarte Nóbrega e Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores (MCC) da FCUP, e Kevin Pucci, estudante de Medicina no ICBAS, resolveram a totalidade dos 11 problemas da competição.

Após mais uma conquista, os “Heroes of the C” estão já a preparar-se para representar Portugal na final mundial ICPC (International Collegiate Programming Contest), que decorre de 12 a 17 de novembro no Egito, em Sharm El-Sheikh.

Recorde-se que esta será apenas a segunda vez que uma equipa portuguesa participa na final da maior competição de programação informática universitária do mundo. A primeira aconteceu na edição de 2019, realizada na cidade do Porto, em que a equipa da U.Porto – formada por estudantes da FCUP – foi uma das 45 melhores equipas, entre 135 participantes.

… e duas medalhas de bronze

A Maratona Inter-Universitária de Programação’2023 realizou-se na Universidade de Coimbra e contou com a participação de 20 equipas de todo o país. Para além da medalha de ouro dos “Heroes of the C”, as equipas da U.Porto conquistaram ainda duas medalhas de bronze.

Destaque para a equipa NP-UP, composta pelos estudantes da FCUP Patrick Daniel, da Licenciatura em Ciência de Computadores (LCC), André Manada, do MCC, e Marco Vilas Boas, da Licenciatura em Engenharia Informática (LEIC),  da FCUP e da Faculdade de Engenharia (FEUP), que conseguiram resolver seis dos problemas propostos. O mesmo resultado alcançado pelos Codebusters, dos estudantes Daniel Ferreira e Félix Martins, da LEIC, e de Pedro Correia, do Mestrado em Engenharia Informática da FEUP, equipa orientada pelo docente da FEUP, André Restivo.

Já a equipa Expressões Irregulares, de Hugo Cardante e Marco Gonçalves, do MCC, e João Mendes, do Mestrado em Segurança Informática da FCUP, ficou em 8.º lugar, com quatro problemas resolvidos. Por fim, e em 11.º lugar, ficaram os Bogosort – Luís Barbosa, Pedro Peixoto e Tomás Ramos, da LEIC, com orientação de André Restivo, com três problemas resolvidos.

As equipas da U.Porto estiveram em grande destaque na Maratona Inter-Universitária de Programação’2023. (Foto: DR)