Portugal está na final da maior competição de programação informática universitária do mundo o ICPC (International Collegiate Programming Contest) — e tudo se deve à prestação de uma equipa de estudantes da Universidade do Porto. Esta é a segunda vez que uma equipa portuguesa é finalista da competição, sendo que a primeira foi na edição de 2019, que teve organização da U.Porto

O apuramento surgiu na sequência da participação, em fevereiro deste ano, no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), na qual a equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), conquistou uma medalha de prata.

Desta equipa fazem parte os estudantes Duarte Nóbrega, da Licenciatura em Ciência de Computadores da FCUPPaulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, aos quais se junta o treinador Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da FCUP.

A final mundial deste ano terá lugar de 12 a 17 de novembro no Egito, em Sharm El-Sheikh.

Sobre o ICPC

O ICPC é o mais antigo e prestigiado concurso de programação e algoritmia para estudantes universitários, tendo participações anuais de mais de 3.000 universidades oriundas de mais de 100 países.

Na edição de 2019, realizada na cidade do Porto, a equipa da FCUP ficou entre as 45 melhores equipas, entre as 135 participantes.