É uma oportunidade única para rever os painéis que foram retirados de um laboratório localizado na Rua da Restauração. Os azulejos decorativos de Pedro de Figueiredo ficarão em exposição de 17 a 23 de abril, no Laboratório Ferreira da Silva, localizado no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Quem entra – gratuitamente – no Laboratório Ferreira da Silva, é acolhido pelos medalhões que se encontram expostos na parede e que acompanham o caminho de descoberta daquele espaço de experimentação. Já se terá demorado a verificar as texturas, os contornos da tinta e o rigor do traço. O pintor e retratista Pedro de Figueiredo (1880-1972) é o autor de vários painéis, frisos e medalhões de azulejos decorativos que, no período de 1914 a 1922, foram colocados no laboratório de análises clínicas (fundado por Alberto Pinto d’Aguiar em 1897), localizado na Rua da Restauração.

Porque que motivo se encontram aqui? Alberto Pinto d’Aguiar (1868-1948) formou-se na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, e a sua dissertação resultou de trabalhos desenvolvidos no Laboratorio Municipal de Chimica, sob a orientação do Professor Ferreira da Silva, de quem se tornou colaborador próximo e amigo. Quando o Laboratório foi extinto, em 1916, Ferreira da Silva designou o Laboratório de Alberto d’Aguiar como sucessor, no sentido em que também nele se fazia escola. Utilizou a expressão “Le laboratoire est mort, vive le laboratoire” para passar o testemunho.

Quem passar pelo Laboratório Ferreira da Silva poderá apreciar, por exemplo, parte de painéis triangulares (que viriam a preencher paredes opostas da ampla sala de trabalhos gerais): o primeiro representa Lavoisier, na experimentum crucis que revelou a composição do ar atmosférico. O segundo painel refere-se à Revista de Semiótica Laboratorial (1916).

Por iniciativa dos descendentes de Alberto d’Aguiar, este património de painéis pertence, desde 2018, à Universidade do Porto.

No dia 19 de abril, pelas 18 horas, decorrerá ainda, no Laboratório Ferreira da Silva, a apresentação do catálogo de uma exposição realizada em 2023 na Câmara Municipal de Tondela, dedicada a Pedro de Figueiredo.

Painel de autoria de Pedro de Figueiredo. (Foto: DR)

Sobre Pedro de Figueiredo

Nasceu na freguesia de Santa Maria, em Tondela, a 19 de abril de 1880. Em 1895, solicitou inscrição na Academia Portuense de Belas Artes (APBA), no 1.º ano do curso de Desenho Histórico. Foi discípulo dos lentes João Marques de Oliveira, José de Brito e João Augusto Ribeiro, e condiscípulo, entre outros, das irmãs pintoras Aurélia de Souza e Sofia Martins de Souza e do escultor Romão Júnior.

Artista de influência impressionista, pintou paisagens, autorretratos, retratos e fez a pintura azulejar. Em 1909, executou a sua primeira encomenda, para as Caves da empresa Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia. Nos anos seguintes pintou, nomeadamente, os azulejos para os Paços do Concelho do Peso da Régua e de Tondela, para o complexo das Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar e para a Casa dos Viscondes de S. João da Pesqueira no Porto.