É através do canto que a Universidade do Porto antecipa o espírito da Semana Santa. O polo central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) vai acolher, no dia 20 de março, um concerto invulgar. Passione representa um mergulho na cultura de algumas das principais ilhas do mediterrâneo. Para ver e ouvir, a partir das 21h30, no Laboratório Ferreira da Silva.

É, provavelmente, o momento mais importante a nível litúrgico, social e cultural das ilhas mediterrânicas da Córsega, Sardenha e Sicília. Quer no interior das igrejas quer nas ruas das cidades e das aldeias, a Semana Santa é pontuada por diferentes rituais. Há uma cor e um ambiente que se associam a cada dia da semana, sendo o mais emotivo a sexta-feira. Cada aldeia e cada irmandade tem os próprios cânticos e padrões. Diferentes grupos saem para as ruas, em procissões ecléticas que são uma mistura de rituais religiosos ou pararreligiosos, fanfarras e cultura pop. As procissões são pontuados por “aparições” invulgares como balões de hélio que representam figuras da Disney, ao lado das figuras de Cristo e da Virgem Maria que são transportadas nos andores.

O concerto do Ensemble Libecciu, dirigido por Clélia Colonna, nasce do desejo de partilha desta cultura através, precisamente, dos cantos polifónicos tradicionais das culturas insulares do Mediterrâneo Central.

Fazem parte do repertório do concerto alguns salmos do Ofício das Trevas celebrado em Giovedi Santu no leste da Córsega (Confraternia di a Serra) e outros cânticos para-litúrgicos de Cuglieri (sul da Sardenha) e Montedoro (centro da Sicília) cantados durante as procissões da Sexta-Feira Santa.

O concerto está integrado no ciclo Música na Cidade e irá realizar-se, extraordinariamente, no Laboratório Ferreira da Silva, usufruindo das condições acústicas deste espaço, mais adequadas a concertos vocais.

A entrada é livre, ainda que limitada à lotação da sala.