Ana Luísa Amaral é a primeira poeta a ser homenageada neste novo projeto que congrega leitura, criatividade, elasticidade neuronal e partilha.  Vamos, como coletivo, fixar o transcendente? Aberto a todos, o primeiro encontro do Coletivo de Poesia – Poetas a várias vozes na Casa Comum, acontece dia 16 de abril, às 21h30, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

É o mês da Revolução e não poderia haver data mais simbólica para o lançamento desta nova jornada literária. Coletivo de Poesia – Poetas a várias vozes na Casa Comum é, acima de tudo, uma forma de celebrar, partilhar e divulgar a diversidade, a abrangência e a força da poesia de língua portuguesa.

Dos estudantes aos funcionários, passando pelos docentes e membros da comunidade em geral, este projeto convida toda a comunidade a procurar e partilhar os seus poemas favoritos dos poetas homenageados em cada sessão. A ideia é explorar e partilhar o universo poético, transformando as terceiras terças-feiras de cada mês em encontros de descoberta e apreciação poética, num registo que se pretende informal, interativo e participado.

Há, por isso, um novo apontamento a colocar na agenda e que funciona como lema: “Na terceira terça-feira traz um poema. Vamos imergir nas palavras e subverter o quotidiano”.

O primeiro encontro, já no dia 16 de abril, servirá para explorar a obra da poeta que do quotidiano extraía o que de mais subtil e, tantas vezes fundacional, nos rodeava. Ana Luísa Amaral será a primeira poeta a ser celebrada. Nos meses seguintes, o Coletivo irá abordar a obra de Maria Teresa Horta, António Franco Alexandre e Mia Couto.

A iniciativa é coordenada por Rui Amaral Mendes, professor da Faculdade de Medicina da U.Porto e investigador integrado do CINTESIS, no grupo de investigação Charter – Desafios e Estratégia em Investigação em Saúde. Lecionou em instituições de ensino em Portugal e noutros países, nomeadamente na University of Michigan. O projeto conta ainda com a colaboração de Ana Rita Rodrigues, Daniel Macedo Pinto, Luís Beirão e Alexandre Lourenço, uma equipa empenhada em proporcionar experiências poéticas.

O Coletivo de Poesia – Poetas a várias vozes na Casa Comum promete ser um espaço de encontro, reflexão e celebração da poesia, atribuindo um novo fôlego à palavra escrita, tentando, a cada terceira terça-feira, transmitir uma perspetiva renovada sobre o que nos rodeia.

As sessões do Coletivo de Poesia têm entrada livre.