A visita do professor do departamento de Microscopia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) permitiu que cerca de 150 estudantes do 2.º ano de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia (EUA) pudessem testar métodos de colheita de amostras de animais exclusivamente com recurso a simuladores, uma experiência proporcionada pelo trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido pela sua equipa no ICBAS.

Segundo Ricardo Marcos, “a aula obteve um bom feedback por parte dos estudantes e o modelo de simulação empregue será usado para as aulas sobre esse tema nos próximos anos. Trata-se de mais uma exportação desta aula, depois da Escócia (Universidade de Edimburgo) e de Itália (Universidade de Milão)”.

De resto, o trabalho com recurso a simuladores valeu-lhe recentemente a atribuição do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” da Universidade do Porto, juntamente com Graça Lopes, docente do departamento de Clínicas Veterinárias.

O projeto REPRO-SIM, um dos oito projetos recentemente distinguidos pela U.Porto, consiste na utilização de simulação imersiva para o ensino na área da reprodução em medicina veterinária.

Este método vai ao encontro do princípio dos 3Rs (Replacement, Reduction, Refinementna utilização de animais para fins científicos, ao preconizar a substituição de animais por modelos no processo pedagógico da recolha de amostras.