Já são conhecidas as oito equipas vencedoras da edição 2024 do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI), uma iniciativa que distingue anualmente os projetos pedagógicos mais inovadores, desenvolvidos por docentes da Universidade do Porto.

Entre os oito projetos premiados, atualmente em curso em seis das 14 faculdades da U.Porto, incluem-se dois da Faculdade de Desporto (FADEUP): o Primeiro a pessoa e a transferência para vida do que se aprende com o desporto – da Universidade para as Escolas/Clubes, do docente Nuno Corte Real; e o Tornar o estudante capaz de “Tomar conta de si”. O contributo da aprendizagem baseada em problemas, liderado pelas docentes Isabel Mesquita, Patrícia Coutinho e Cristiana Bessa.

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) conta igualmente com dois projetos premiados: REPRO-SIM – Utilização de simulador para o ensino na área da reprodução em medicina veterinária, de Ricardo Córdova Marcos e Maria da Graça Lopes; e Aprender o que é ser médico – uma experiência imersiva no mundo Real, da responsabilidade de Mariana Monteiro e Sofia Pereira.

Foram ainda distinguidos os projetos: Introdução da classificação da participação dos estudantes na avaliação da aprendizagem em Alimentação Humana, desenvolvidos pelos docentes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Pedro Moreira, Renata Barros, Patrícia Padrão e Claudia Afonso; EXPLORAR – CRIAR – OFERECER – Ressonância e sustentabilidade na sala de aula, dinamizado por Philip Bob Bracker na Faculdade de Letras (FLUP)Empregabilidade ao Longo da Vida, das docentes Marta Santos, Liliana Cunha, Maria Antónia Cadilhe, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP); e Videodesafio: entre o coaching educativo e a produção de conteúdos digitais, implementado nas aulas de Luís Guido, professor da Faculdade de Ciências (FCUP).

Premiar a excelência no ensino

Promovido pela Unidade de Inovação Educativa, sediada na Reitoria da U.Porto, o Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) insere-se no âmbito do novo programa Inovação Educativa da Universidade do Porto, que tem por objetivo “distinguir, promover e divulgar práticas educativas inovadoras” em curso nas instituição

Os projetos distinguidos, todos eles propostos e dinamizados por docentes da U.Porto, devem revelar ” uma estratégia de intervenção pedagógica consistente, refletida e fundamentada que promova o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos inovadores e a melhoria geral dos processos de ensino e aprendizagem”.

Cada proposta selecionada tem direito a um prémio monetário de 1.000 euros, financiamento esse que servirá para aplicar na aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações.

A entrega do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” 2024 terá lugar no dia 22 de março, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2024.