O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial foi escolhido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para liderar o desenvolvimento e fabrico de uma inovadora máquina de tensionamento biaxial. Este equipamento servirá para testar e caracterizar diversas malhas metálicas que serão aplicadas em satélites de observação da terra. Esta inovação permitirá à ESA reduzir a dependência europeia de fornecedores externos, reforçando as suas competências.

“Estas malhas são cruciais para o funcionamento e desempenho de grandes refletores. Uma compreensão e caracterização completa do seu comportamento é essencial para otimizar o seu desempenho, o que por sua vez origina dados de observação da Terra mais precisos e valiosos”, explica Ricardo Lopes, responsável pelo projeto no INEGI.

A máquina em desenvolvimento vai permitir testar exaustivamente estas malhas metálicas e, assim, recolher dados e insights substanciais sobre o seu comportamento em diversos estados de tensão. As malhas testadas pela máquina desenvolvida no INEGI vão, posteriormente, ser incorporadas em satélites que deverão ser lançados em missão em 2029, ao abrigo do programa Copernicus.

Para a ESA, a “produção de um dispositivo de teste tão inovador permitirá aos fornecedores europeus desenvolver rapidamente esta tecnologia de malhas metálicas“. O INEGI tem uma vasta experiência na conceção, fabrico e integração de equipamentos e sistemas mecânicos (MGSE – Mechanical Ground Support Equipment) para testar e validar o comportamento de componentes e sistemas usados em estruturas “deployable”, satélites e equipamentos de suporte. O Instituto tem como objetivo continuar a impulsionar a inovação nas indústrias aeroespaciais e relacionadas.

É, por isso, que Ricardo Lopes sublinha que esta escolha por parte da ESA representa “um marco importante para a equipa de desenvolvimento, dado o complexo desafio de engenharia e o potencial impacto científico alcançável no âmbito deste projeto”.