A Infinite Foundry, startup incubada na UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi reconhecida com uma menção honrosa no Santander X Global Award | Transforming the Digital Economy. A distinção destaca o trabalho da startup no desenvolvimento de soluções de gémeos digitais e metaverso industrial.

A Infinite Foundry é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de metaverso operacional, uma solução inovadora de planta digital 3D que permite reproduzir virtualmente e em tempo real todos os detalhes de uma operação industrial, logística, de loja, estaleiros de construção, etc., alertando o utilizador para qualquer desvio em relação ao padrão de funcionamento ideal.

Além disso, a plataforma permite realizar simulações para compreender o seu impacto antes de as implementar, proporcionando uma visão abrangente e proativa para otimizar processos e melhorar a eficiência em vários setores, como linhas de produção industrial, armazéns, cidades inteligentes e até mesmo no desporto.

André Godinho Luz, CEO da Infinite Foundry, sublinha que o reconhecimento é reflexo do “empenho em revolucionar o setor industrial através da nossa tecnologia inovadora de gémeo digital 3D e metaverso industrial. Este prémio reflete o trabalho árduo e a dedicação da nossa incrível equipa e a nossa procura incessante pela excelência no aproveitamento da tecnologia de sensores virtuais e da IA baseada na física.”, afirma.

Em setembro de 2023, a Infinite Foundry foi uma das vencedoras do prémio Maior Potencial de Desenvolvimento na Greater Bay Area, atribuído na terceira edição da Competição de Empresas de Inovação Científica e Tecnológica do Brasil e Portugal 2023, em Macau.

O programa Santander X Global Award, desenvolvido em colaboração com a Oxentia Foundation, atraiu mais de 260 empresas de todo o mundo, todas elas empenhadas em propor soluções inovadoras na digitalização da indústria, na melhoria da experiência de utilizador ou na estabilidade e crescimento das empresas com a otimização de processos.