A Infinite Foundry, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das vencedoras do prémio Maior Potencial de Desenvolvimento na Greater Bay Area, atribuído na 3.ª edição da Competição de Empresas de Inovação Científica e Tecnológica do Brasil e Portugal 2023, que decorreu no fim de setembro, em Macau.

A startup portuguesa concorreu contra outras 14 na competição organizada pelo Macau Economic and Technological Development Bureau, e dinamizada pelo MYEIC — Macao Young Entrepreneur Incubation Centre, parceiro da UPTEC, na iniciativa pretende acelerar a troca tecnológica e cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.

Garantido está um prémio no valor de 6.000 euros para a Infinite Foundry. Uma conquista que vem acompanhada da possibilidade de se juntar à delegação da MYEIC da Greater Bay Area, e participar em outros eventos, como por exemplo, ser um expositor na Beyond Expo 2024, estar presente em pitch roadshows, e integrar visitas aos stakeholders do ecossistema.

Abrir as portas do mercado chinês

O CEO da Infinite Foundry, André Godinho Luz, espera que esta distinção permita expandir o crescimento da startup. “Desde 2020 que temos um cliente chinês, mas apenas na área de scan e modelação. Há muito que temos interesse em explorar com mais afinco a região, mas as várias barreiras, sejam elas linguística, cultural ou o tamanho do país, sempre se mostraram bastante desafiantes, já que não tínhamos apoio local para entrar no mercado. Acreditamos que, com este prémio, poderemos começar efetivamente a endereçar o mercado”, diz.

Para André Godinho Luz, o mercado chinês reveste-se de oportunidades que a Infinite Foundry poderá aproveitar. “Macau constitui uma excelente porta de entrada para empresas tecnológicas portugueses poderem compreender o maior mercado do mundo. É um mercado que tem enormes desafios para este tipo de empresas, dada a sua dimensão e escala. Esta competição oferece-nos a possibilidade de conhecermos melhor o mercado para traçarmos uma estratégia de entrada baseada em conhecimento real do mesmo, maximizando as nossas chances de crescimento neste vasto mercado”.

A plataforma de metaverso operacional da Infinite Foundry permite reproduzir virtualmente em tempo real todos os detalhes de uma operação industrial, logística, de loja, etc., alertando o utilizador de quaisquer desvios relativos ao padrão ótimo de funcionamento e possibilitando simular alterações de modo a compreender o seu impacto antes de implementar as mesmas.

Desde 2021, data de início da colaboração da UPTEC com a MYEIC — Macao Young Entrepreneur Incubation Centre, já participaram na competição sete startups da comunidade UPTEC.