São cerca de 2000 vagas e destinam-se a estudantes do 11.º e 12.º anos do ensino secundário interessados em conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. O “ponto de encontro” é a edição de 2024 da “Semana Profissão: Engenharia” (SPE), uma iniciativa promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que está de regresso nos dias 19 a 21 de março, em formato presencial.

Despertar a curiosidade dos futuros estudantes e esclarecer dúvidas relacionadas com as áreas de estudo é o objetivo da iniciativa, auxiliando no momento da escolha do futuro profissional.

“É uma oportunidade única para conhecer de perto a oferta formativa da FEUP, estando os percursos desenhados de forma a que os alunos do ensino secundário descubram o papel do Engenheiro na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e na resposta a inúmeros outros desafios da atualidade”, afirma Liliana Carvalho, Coordenadora da Unidade de Captação e Cooperação Académica.

Cada atividade é uma ponte para o conhecimento. Nesta edição, são mais de 80 as atividades distribuídas por 26 percursos. Os primeiros 14 resultam da sinergia de várias Engenharias em prol de um objetivo comum: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”. A edição deste ano conta ainda com alguns percursos monotemáticos, especificamente direcionados para os alunos que tenham já uma ideia bem definida sobre a área de engenharia que pretendem seguir.

Nos três dias do evento, os participantes vão poder explorar os desafios da aeronáutica e conhecer o que vai da crusta terrestre para o carro elétrico, passando pela levitação magnética, pela realidade virtual e ainda pela realidade fabricada em 3D. Vão contactar também com diversas formas de trabalhar um ambiente mais sustentável e ainda compreender quais os cuidados a ter na área da segurança informática.

As atividades diárias culminam com as sessões “FEUP: A expectativa de um mundo novo”, especialmente dirigidas a encarregados de educação, professores e psicólogos do ensino secundário, em que também os alunos podem participar. Estas sessões serão asseguradas por docentes da FEUP para o esclarecimento de dúvidas acerca do percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia.

A inscrição é obrigatória (até 14 de março), já que os lugares estão limitados à capacidade das salas.

Para mais informações, consultar a página da SPE 2024.