Foi recentemente aprovado o novo Programa Inovação Educativa da Universidade do Porto, iniciativa que reúne um conjunto de “medidas de valorização da inovação pedagógica dos docentes, tendo como objetivo distinguir, promover e divulgar práticas educativas inovadoras que respondam aos desafios pedagógicos atuais”.

Entre as ações previstas (consultar o regulamento do Programa) incluem-se o prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) e a atribuição do selo de qualidade “Inovação Pedagógica” (selo InovPed), ambos destinados a docentes que se destaquem pelo ensino inovador que ministram.

O prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI), no valor de 1.000 euros, destina-se a promover e reconhecer processos de ensino e aprendizagem inovadores que tenham sido implementados em unidades curriculares que fazem parte dos ciclos de estudo conferentes de grau (licenciaturas, mestrados, mestrados integrados e doutoramentos).

As candidaturas à edição deste ano do galardão arrancam a 27 de dezembro e prolongam-se até 31 de janeiro de 2024. Os projetos selecionados serão posteriormente apresentados no Workshop de Inovação Pedagógica, um evento anual que visa “proporcionar um momento de partilha de experiências pedagógicas inovadoras, promover a reflexão e, simultaneamente, dar visibilidade ao trabalho realizado pelos docentes da U.Porto”.

A entrega do prémio ao(s) vencedor(es) terá lugar a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade.

Já o selo InovPed visa distinguir unidades de formação – já criadas ou a criar – na área da Educação Contínua da U.Porto, que se apresentem como pedagogicamente inovadoras. O apoio atribuído pode ascender aos 1.000 euros por unidade de formação.

As candidaturas à próxima edição terão lugar entre 23 de fevereiro e 22 de março de 2024 (datas passíveis de alteração).

Através deste programa, a U.Porto reafirma assim o seu empenho “no desenvolvimento de múltiplas competências dos estudantes, considerando a valorização da componente pedagógica do trabalho docente uma área vital. Está, por isso, comprometida com a qualidade, a inovação e a melhoria das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação com vista ao sucesso escolar dos estudantes”, lê-se na página do programa.

Um novo serviço para um melhor serviço

O Programa Inovação Educativa da Universidade do Porto foi concebido pela nova unidade de Inovação Educativa da U.Porto, resultante da fusão das antigas unidades de Tecnologias Educativas e de Inovação Pedagógica.

“A mudança de nome corresponde à associação numa equipa única de dois grupos de trabalho que todos conhecem bem há muitos anos: o grupo da inovação pedagógica e o grupo das tecnologias educativas. A fusão numa equipa única é um sinal claro da ligação que se quer forte das duas dimensões unidas em torno da educação: a pedagogia e a tecnologia”, esclarece Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica na U.Porto.

É nesta “união de esforços e de forças” que assenta, segundo a Pró-Reitora, a estratégia da nova unidade, tendo em vista “a proximidade com os docentes: ir ao encontro das suas expectativas e da necessidade de apoio técnico especializado e específico para concretizarem as ideias que possuem para a criação de ambientes de aprendizagem produtivos e ajustados aos objetivos educativos que têm”.

O Plano de Formação para Docentes 2023/2024, já em curso, é apenas uma das iniciativas que serão dinamizadas pela unidade de Inovação Educativa ao longo de todo o ano letivo. Entre elas incluem-se ainda “a reedição do CIFIC e a realização de uma Comunidade de Práticas, além de um portal que constituirá um centro de recursos virtual para a comunidade académica”, antecipa Sónia Valente Rodrigues.