Entre os dias 23 e 24 de janeiro, representantes da Universidade do Porto participaram numa reunião internacional na Universidade de Novi Sad (Sérvia), no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), para a realização de um workshop intensivo sobre modernização e internacionalização, nos domínios da educação e formação.
O “EUGLOH Winter Workshop”, realizado no âmbito do grupo de trabalho dedicado à educação e formação conjunta, reuniu mais de três dezenas de docentes, estudantes e técnicos das nove Universidades “aliadas”. Dividido em sessões plenárias e paralelas, o evento permitiu a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido na Aliança.
Este workshop constituiu uma oportunidade para o fortalecimento do compromisso interinstitucional na construção da(s) Universidade(s) Europeia(s) do futuro. As discussões, subordinadas aos temas da educação e formação, asseguraram a partilha de ideias para modelos de cooperação inclusivos e com práticas pedagógicas centradas nos estudantes.
Preparar o ensino do futuro
Durante as sessões plenárias, promoveram-se exercícios de avaliação dos resultados obtidos em 2023. Em paralelo, foram identificadas boas práticas e fatores de sucesso para facilitar a internacionalização e transformação institucional, assim como a promoção de salas de aula multidisciplinares, multiculturais e multilinguísticas.
Note-se que, só em 2023, foram disponibilizadas à comunidade estudantil da Aliança mais de 60 oportunidades de formação – 20 das quais certificadas com créditos ECTS -, em linha com a abordagem Europeia às microcredenciais.
Durante o evento, decorreram também sessões paralelas dedicadas ao desenvolvimento de atividades de formação de curta duração e do grupo de trabalho liderado pela U.Porto, sob a coordenação de Pedro Graça, Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP).
À Universidade coube ainda liderar uma sessão focada na discussão e a partilha de conhecimentos que contribuirão para criação de oportunidades de formação e capacitação dirigidas a docentes, bem como para a identificação e mapeamento de práticas favorecedoras da inovação pedagógica no Ensino Superior.
Sobre a EUGLOH
Fundada em 2019 pelas Universidade do Porto (Portugal), de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria), a European University Alliance for Global Health (EUGLOH) constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades financiadas pela Comissão Europeia.
Na base da missão da EUGLOH está a criação de um “campus europeu integrado”, no qual as comunidades das várias universidades podem circular e cooperar entre si nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global (incluindo a medicina do futuro, as alterações climáticas, os riscos ambientais, a biodiversidade e as tecnologias/saúde digital para a saúde e bem-estar).
Em 2023, o consórcio evoluiu para a EUGLOH 2.0, que, ao longo dos próximos quatro anos, vai aplicar mais de 14 milhões de euros em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores, ou a cooperação científica ao mais alto nível.
Aos cinco membros-fundadores juntaram-se, nesta segunda fase do consórcio, a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a UiT – Universidade Árctica da Noruega (Noruega), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade de Alcalá (Espanha).