Sete estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) subiram ao pódio da edição portuguesa da CASSINI Hackathon, uma competição europeia que tem como objetivo premiar projetos ligados ao empreendedorismo espacial, desenvolvidos por estudantes.

Estudantes inovadores, determinados e apaixonados pelo desenvolvimento de soluções sustentáveis eram o principal público-alvo desta competição ligada à iniciativa Competitive Space Startups for Innovation (CASSINI) lançada pela Comissão Europeia em 2021 como parte de um amplo esforço de apoio ao empreendedorismo espacial para uma Europa digital e sustentável. O desafio proposto passava por utilizar tecnologias espaciais da União Europeia para inovar no âmbito do desenvolvimento internacional e das atividades humanitárias.

“Tivemos acesso a dados de satélite do Centro de Ciência Copernicus e optámos por nos concentrar no primeiro desafio – apoiar o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis – através da previsão de energias renováveis”, explica Panajot Baka, membro da equipa da FEUP que alcançou o 3.º lugar na competição e o correspondente prémio monetário no valor de 500 euros.

Os estudantes de Engenharia desenvolveram um algoritmo que utiliza quatro camadas de dados dos satélites – concentração de carbono, temperatura, humidade e índice UV – para identificar os locais ideais para o cultivo de algas.

Os dados foram ainda analisados para se prever o potencial de captura de carbono, a produção de biomassa e de energia renovável (biocombustível e biogás) e o potencial de lucro da venda da biomassa.

“O nosso conceito é único porque propõe um serviço de terceiros que liga governos e entidades privadas a produtores de algas, identifica locais de cultivo adequados, faz previsões e ainda facilita a venda de biomassa para a produção de energia renovável”, conclui Panajot Baka

Disputada entre 3 e 5 de novembro, a sexta edição da CASSINI Hackathon decorreu, em simultâneo, em dez países da Europa.