Emília Pinho, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é a nova presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Os órgãos sociais da AEFMUP eleitos para o mandato 2023/24 tomaram posse numa cerimónia que decorreu na Aula Magna, no passado dia 6 de dezembro.

Para este novo mandato, a AEFMUP propõe-se a continuar na “vanguarda da formação científica e técnica com uma forte aposta na ação social junto da comunidade académica”. Segundo os novos órgãos sociais, trata-se de um projeto “que pretende marcar um forte passo naquilo que é a revitalização da pedagogia, o fortalecimento da educação médica, o dinamismo da mobilidade e a promoção do desporto”.

No manifesto de candidatura da lista vencedora, os agora dirigentes estudantis salientam que “a exigência e a responsabilidade que os caracterizam são bandeiras que pretendem representar com brio e profissionalismo, dentro e fora de portas, num esforço contínuo de ligação às entidades com quem a AEFMUP trabalha”.

“Concretizar com sensatez”

Natural de Fafe, Emília Pinho desempenhara o cargo de vice-presidente externa na última direção da AEFMUP. A futura médica, que encabeçou a única lista candidata nas eleições, coordena agora uma nova equipa constituída por 39 estudantes com “vontade de liderar com energia e concretizar com sensatez”.

“Há um caminho para percorrer e a AEFMUP está cá para o fazer em conjunto. Se acreditamos que os nossos estudantes serão os melhores capacitados e formados, então, há que, nessa formação, haver um espaço de reflexão constante sobre os pontos de melhoria. Estamos aqui para a construção desse caminho”, proferiu a nova presidente durante o seu discurso.

Além de Emília Pinho, o núcleo de gestão da AEFMUP é constituído pelos estudantes Francisco Teixeira (tesoureiro), Inês Sousa (vice-presidente externa), Ana Mafalda Caetano (vice-presidente interna) e David Freiria (vice-presidente para a Comunicação).

A cerimónia da tomada de posse contou com as presenças de diversos representantes de órgãos de gestão da FMUP, bem como da Ordem dos Médicos, Centro Hospitalar Universitário São João, Federação Académica do Porto e ANEM.