A Universidade do Porto vai acolher, de 28 a 29 de novembro, a organização dos XXXIV Jogos Galaico Durienses, um evento multidesportivo de cooperação transfronteiriça entre as Universidades do Norte de Portugal e Galiza, que celebra este ano o seu 30.º aniversário.

Durante os dois dias da competição, o Estádio Universitário do Porto e a Casa de Pernambuco vão receber mais de 250 estudantes atletas provenientes das universidades do Porto (atual campeã em título), Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro(Norte de Portugal) e das congéneres de Vigo, Corunha e Santiago de Compostela (Espanha).

Esta prova de cooperação transfronteiriça tem algumas particularidades. Entre elas incluem-se a equidade de género dentro das várias equipas (cada delegação é composta por metade homens e metade mulheres) e o facto de as modalidades variarem de ano para ano.

Nesta 34ª edição, a primeira a realizar-se desde 2019, o Futebol 7, Ténis de Mesa, Xadrez e Badminton são as modalidades escolhidas.

O Futebol de 7 é uma das quatro modalidades que integram a edição deste ano dos Jogos Galaico Durienses. (Foto: DR)

Jogos Galaico Durienses: duas regiões unidas pelo desporto

Os Jogos Galaico Durienses disputaram-se pela primeira vez em 1993, após uma série de contactos e reuniões que partiram da iniciativa das universidades do Porto e de Vigo.

De forma a incentivar a promoção de encontros desportivos regulares e integrar a cultura do norte de Portugal com a cultura galega, as seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza juntaram-se e deram início à organização deste acontecimento desportivo.

A U.Porto venceu a 33.ª edição dos Jogos Galaico Durienses, disputada em 2019, em Vigo (Foto: CDUP-UP)

Desde a edição inaugural, os Jogos já envolveram cerca de 8.000 participantes das seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza., constituindo por isso um exemplo de cooperação transfronteiriça organização.

Cada edição está aberta à participação de estudantes, funcionários e professores das seis universidades participantes, cabendo a cada uma, até 2009, a organização rotativa dos Jogos.