A Universidade do Porto conquistou, esta quarta-feira, a 33.ª edição dos Jogos Galaico Durienses, competição que reuniu, de 25 a 27 de novembro, na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) alguns dos melhores estudantes atletas das universidades do Norte de Portugal e Galiza.

Quatro anos depois da última vitória, em 2015, a U.Porto voltou assim ao lugar mais alto dos Jogos Galaico Durienses. Para isso contribuiu a conquista do primeiro lugar nas competições de Futebol 7 feminino e de Rugby 7 masculino. A estes somou-se ainda o segundo lugar no Voleibol misto e o quarto no lugar no Atletismo.

A edição deste ano dos Jogos Galaico Durienses contou com a participação de mais de 260 estudantes atletas das seis instituições participantes, incluindo 44 da U.Porto.

A equipa de Futebol 7 feminino da U.Porto conquistou o primeiro lugar. (Foto: CDUP-UP)

Na classificação geral, a Universidade do Porto ficou então em primeiro lugar, logo seguida pelas universidades da Corunha (2.º), de Santiago de Compostela (3.º),que completaram o pódio. Mais para trás ficaram as universidade do Minho (4.º), Vigo (5.º) e Trás-os-Montes e Alto Douro (6.º).

Defender o título em casa

Realizados pela primeira vez em 1993, os Jogos Galaico Durienses resultaram  de uma série de contactos e reuniões iniciados no início dos anos 90, por iniciativa da Universidade do Porto e da Universidade de Vigo. O objetivo passava então por promover encontros desportivos regulares entre as seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza.

Desde a edição inaugural, os Jogos já envolveram cerca de 8000 participantes das universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Santiago de Compostela, Vigo e Corunha.

A próxima edição dos Jogos, em 2020, tem como organizadora a Universidade do Porto, que terá assim a possibilidade de defender em caso o título agora conquistado.