A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é a escola de desporto líder em Portugal e uma das 100 melhores do mundo. São estas as conclusões a retirar da edição de 2023 do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sports Science Schools and Departments, que acaba de ser publicada.

Neste ranking que avalia mais de 300 instituições de ensino do desporto de todo o mundo, além da boa posição geral, a FADEUP é ainda a única instituição nacional a figurar no “top 100” mundial.

Ponderando diversos indicadores de performance académica e de investigação, como são os artigos científicos indexados na Web of Science, o total de citações, as citações por artigo, os artigos publicados nas publicações académicas de maior impacto ou os artigos publicados em coautoria com autores de outros países, o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments é um dos mais prestigiados rankings internacionais de avaliação de instituições de ensino superior.

Analisando isoladamente cada um dos indicadores de avaliação, a FADEUP destaca-se largamente de outras instituições nacionais de ensino do desporto no número de publicações indexadas à Web of Science, no número total de citações e no número de artigos publicados em revistas científicas de maior impacto.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sports Science Schools and Departments é liderado pela School of Exercise and Nutrition Sciences/Institute for Physical Activity and Nutrition da universidade australiana de Deakin.